Desde que começaram os agendamentos para a emissão da CIN (Carteira Nacional de Identidade), também conhecida como “Novo RG”, em Mato Grosso do Sul, muitas outras pessoas duvidaram do preço do novo documento.
No entanto, mesmo que uma fatura seja gerada, as outras pessoas de Matogros não querem pagar pela primeira via do CIN. Devido às fake news sobre a acusação de obtenção do novo documento, que estão se espalhando em grupos de WhatsApp, o Sinpap/MS (Sindicato dos Peritos e Peritas Papiloscopistas de MS) emitiu um alerta ao Estado.
A entidade condena especuladores e disseminadores de fake news e informa que o documento de identidade existente tem validade até 2032, ou seja, por 8 anos. Após esse período, apenas o CIE terá validade.
“Ressaltamos que o sindicato tomará as medidas necessárias para combater a disseminação de informações falsas. Também estamos atentos a possíveis desrespeitos a funcionários que ocupam cargos de identidade, motivados justamente pela disseminação de informações falsas”, diz Papilloscopist. Danielle Bueno, presidente do Sinpap/MS.
O diretor informa que todo o procedimento é realizado por agendamento, e no site da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), neste link.
O documento reúne todo o conhecimento brasileiro em um único posto e agora será integrado. A nova identidade segue critérios estrangeiros e carrega o código MRZ, inclusive no passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul.
Cabe lembrar que a CIN continua sendo publicada em papel efetivo em Mato Grosso do Sul, mas está prevista que a partir de 2024 seja publicada em papelão.
Pela lei federal, o novo prazo será de cinco anos para jovens de 0 a 12 anos; e 10 anos para todas as demais pessoas de 12 a 59 anos. Para pessoas com mais de 60 anos, a validade é indefinida.
Como tirar a CIN?
Uma confirmação de agendamento será enviada por e-mail para você. No dia agendado, o morador deverá apresentar seus documentos de CPF e suas certidões de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: certificado de naturalização, NIS, PIS, PASEP, organização de sangue e título de eleitor.