(Reuters) – Em rito que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu discurso político no ABC Paulista, a Volkswagen informou nesta sexta-feira que investirá 9 bilhões de reais no Brasil entre 2026 e 2028, além de aportes de 7 bilhões de reais já previstos. entre 2022 e 2026 no país.
A ocasião aconteceu na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) e marcou o anúncio da empresa de reforçar seu plano de lançamento e expansão de novos carros no Brasil, agregando carros híbridos e elétricos.
Além de Lula, ministros, executivos de empresas automotivas e sindicalistas do setor também estavam presentes.
“Preciso de indústrias para investir. Porque nas indústrias que investem, haverá empregos. O trabalho tem um salário, o salário cria um cliente. Um cliente obriga o cara a comprar na loja, a loja vai alugar de outra pessoa, e eles vão comprar do cliente. E esse país será um país respeitoso, decente e digno para o nosso povo viver bem”, disse Lula em discurso.
“No último ato que fiz em frente a uma fábrica, disse algumas coisas. Eu disse que outras pessoas voltariam a comer carne. Que o Brasil voltaria a gerar empregos e que o Brasil voltaria a ter reputação no mundo. E, em apenas um ano, estamos conseguindo”, acrescentou.
O presidente não deixou de citar, mais de uma vez, suas raízes políticas no ABC Paulista, de onde emergiu politicamente ao atuar como dirigente sindical nas grandes greves no fim da década de 1970 e início de 1980. Lula lembrou ainda de sua atuação como metalúrgico, ofício que o envolveu em acidente que resultou na perda do dedo mínimo da mão.
Anteriormente, a Volkswagen já havia anunciado os números do investimento em comunicado. Segundo comunicado à imprensa, a montadora irá “lançar 16 novos carros até 2028, agregando modelos híbridos, 100% elétricos e flexíveis”.
O novo investimento visa avançar e produzir “projetos inovadores de descarbonização” para as quatro fábricas da Volkswagen no Brasil, disse a empresa.
“São 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor… para veículos híbridos e 1 nova plataforma”, disse a companhia.
O conteúdo do seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua newsletter favorita do Terra. Clique aqui!