Dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais estabelecimentos do que academias e escolas juntas.
De acordo com os principais pontos do censo 2022, do total de endereços, 579,8 mil têm finalidades semelhantes, independentemente de credo. Isso inclui, por exemplo, igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros.
As instituições de ensino têm um total de 264,4 mil endereços, enquanto as instituições de saúde têm um total de 247,5 mil endereços.
A pesquisa se concentra no uso final do imóvel, na gestão da instalação. Por exemplo, uma escola católica conta como um estabelecimento de ensino e um local de culto. O mesmo se aplica a um hospital que passa pela Santa Casa, que é contabilizado como um enfrentamento de atividades físicas.
A localização precisa desses problemas e o tipo de uso foram captados por meio de visitas de recenseadores georreferenciados aos 5. 568 municípios brasileiros dos 26 estados e do Distrito Federal.
Esta é a primeira vez que o instituto sabe a localização exata e o tipo de destino de todos os endereços no país.
Objectivos
Das 111,1 milhões de emissões mapeadas, 90,6 milhões são residências, prédios de apartamentos e casas, por exemplo. Isso representa 81,5% do total.
O uso máximo atual é para outros fins, o que representa 10,5% do universo estudado. São 11,7 milhões de endereços que servem como comércios, bancos, prédios públicos, supermercados, entre outros.
Os recenseadores visitaram 4,1 milhões de instituições ligadas às atividades agropecuárias e 3,5 milhões de prédios estruturados ou reformados.
Em 2022, o Brasil tinha 104,5 mil moradias coletivas, entre asilos, pensões e penitenciárias.
O conhecimento é disponibilizado à sociedade na forma de mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e Panorama.
Utilitarista
O IBGE explica que conhecimentos mais detalhados são recursos de informação, entre outros objetivos, para o avanço de políticas públicas e pesquisas educacionais. Por exemplo, é possível saber exatamente onde estão localizadas as academias de ginástica em um determinado local e quantas outras pessoas moram no raio de influência desses serviços.
“É obrigatório saber onde está concentrada a população, como está distribuída e que utilização está prevista para os edifícios que se constroem no país”, afirma o instituto.