Neste sábado (3) 4 partidas abrem a primeira fase da 21ª edição da Copa do Nordeste, a maior festa regional do futebol brasileiro. O torneio, batizado de Liga Lampions (em referência à Liga dos Campeões da Europa), reúne 16 partidas. clubes e terão premiação recorde de R$ 50 milhões, 20% a mais que em 2023.
“Esse valor poderia até ser aumentado. Estamos negociando novos patrocinadores. Se conseguirmos mais sócios, esses recursos irão para os clubes. O objetivo da CBF é tornar o festival ainda mais atrativo economicamente para grupos e federações e mais atrativo para os torcedores que amam a Copa do Nordeste”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em nota no site da CBF.
A partir das 16h (horário de Brasília), a bola rola no Estádio dos Aflitos, em Recife, entre Náutico e Botafogo-PB. No mesmo horário, o Fortaleza recebe o América-RN na Arena Castelão, com arbitragem 100% feminina, fato inédito na competição. A árbitra da partida será a paraibana Ruthyanna Camila, que atuará em parceria com as assistentes serão Brigida Cirilo (AL), e Carla Renata Cavalcanti (PE). A quarta árbitra será Elizabete Esmeralda Cordeiro (CE), assessorada por Simone Xavier (RJ), e a analista de campo Adeilma Luzia (RN).
Durante a primeira fase do torneio, os 16 clubes são divididos em duas organizações, que disputam partidas individuais distribuídas em 8 rodadas. Na chave A estão Ceará, Sport, CRB, Vitória, Botafogo-PB, América-RN, River, Maranhão. O Grupo B conta com Fortaleza, Bahia, Náutico, ABC, Juazeirense, Altos, Treze e Itabaiana. As organizações mais bem classificadas da organização avançam para as quartas de final, que começam em 10 de abril. Apenas a disputa pelo nome (a taça é apelidada de Big Ear) contará com partidas em casa e fora, nos dias 5 e 9 de junho. O clube com a cruzada mais produtiva jogará a final em casa.
O atual campeão nordestino é o Ceará, que no ano passado derrotou o Sport nos pênaltis. Foi o tricampeãonato do Vozão, que já levantara a Orelhuda (apelido da taça da Copa do Nordeste) em 2015 e 2020. No entanto, a Bahia ostenta os maiores campeões da história da Lampions League: tanto o Bahia, quanto o rival Vitória colecionam quatro títulos cada. O Esquadrão de Aço foi campeão em 2001, 2002, 2017 e 2021. Já o Vitória conquistou o título em 1997, 1999, 2003 e 2010.