Pagar uma conta duas vezes é tudo o que pode acontecer, principalmente nesta época do ano em que mais despesas aparecem na planilha de despesas.
O endereço do Detran-MS (Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul) é utilizado, por exemplo, nos casos em que o usuário pagou duas vezes ao consultor, ou após pagar multa, seu recurso é feito por meio do Jari (Conselho Administrativo de Recursos de Infrações) ou Cetran (Conselho Nacional de Trânsito).
Assim que o cidadão tomar conhecimento de que ocorreu um pagamento indevido, precisará entrar em contato com uma empresa do Detran-MS para enviar o pedido. A Solicitação de Reembolso pode ser postada na página online do Meu Detran (Outros e Formulários), ou solicitada na empresa onde a solicitação será enviada.
Além de justificar o motivo, também será necessário anexar os documentos pessoais, além da guia que foi paga com cópia do comprovante. Caso não possua conta bancária, será necessário preencher uma autorização para depósito em conta de terceiros.
Ressalte-se que mesmo que dívidas semelhantes às de carros sejam semelhantes às do Detran, dependendo do imposto, algum outro pedido terá que ser feito ao órgão culpado, uma vez que os valores são repassados ao órgão competente.
Em caso de dúvida, você pode entrar em contato com o mediador do Detran-MS que orientará no envio da solicitação de restituição.
O prazo para análise do pedido e devolução dos valores é entre 30 a 60 dias. Em 2023, foram mais de mil processos ressarcidos pelo Detran-MS.