AGORA DISPONÍVEL
Carregamento. . .
Não é possível ver
Carregando…
Não é possível ver
Nos últimos anos, redes gigantes e estabelecimentos varejistas que pareciam imunes à crise cambial global acabaram saindo de suas portas, seja por falência ou por terem sido constituídos até mesmo por empresas gigantes, prática difundida há muito tempo. Pense em alguns dos pontos de venda e empresas que você ou seus pais possivelmente teriam visitado.
Itautec S/A
Carga. . .
Não é possível ver o
Quem não era geek ou nerds não se esquece, porém, a Itautec era uma empresa de TI 100% nacional, tinha também automações comerciais e bancárias. Atuando no Brasil desde 1979, a empresa possuía subsidiárias em cinco países e possuía a décima maior base instalada de caixas eletrônicos do mundo. Já tinha a marca Philco, que antes pertencia à Ford em território nacional, de 1994 a 2005. Em 2013, a Itautec S/A encerrou suas operações com esse nome, promovendo a maior parte de sua participação para a empresa japonesa Oki.
Lojas Ducais
E como o tempo voa. A Ducal, fundada na década de 1950, é uma conhecida rede de varejo de moda masculina que atingiu seu auge nos anos 70. Com muitas lojas de varejo em 3 estados brasileiros, a Ducal especializou-se em moda masculina, com peças bem cortadas a um preço moderado. O último fechou em 1986.
Lojas Brasileiras
Essa rede paulistana, conhecida como Lobrás, é um ramo e variedade que compete diretamente com a Lojas Americanas, com o mesmo sabor e produtos similares, agregando muitos pontos de venda a uma curta distância uns dos outros. Já possuía 63 pontos de venda em 20 estados brasileiros e fechou em 1999. Seu concorrente persiste até hoje.
Lojas Mappin
Cartão postal da capital paulista desde 1913, quando foi fundada, a sede da Casa, localizada na Praça Ramos, tem sido um dos locais de maior destaque da cidade. Ao longo dos anos, abriu várias filiais e sua loja na Avenida São João foi a primeira da cidade de São Paulo a ter estacionamento próprio, novidade absoluta na década de 1950. Pediu falência em 1999.
Varig
Ícone de qualidade mundial, a Viação Aérea Rio Grandense, primeira companhia aérea brasileira, foi fundada em 1927 na cidade de Porto Alegre. Entre 1950 e 1970, foi uma das maiores empresas privadas do setor, concorrendo e muitas vezes superando a Pan Am (que também foi extinta), ou seja, um orgulho nacional. Em 2006, entrou em processo de recuperação judicial por causa de problemas financeiros, foi desmontada e depois vendida para a Gol.
Kichute Chinelos
Qual menino dos anos 70 não tinha como meta jogar bola de Kichute? Mas não podia amarrar os cadarços da maneira tradicional. Tinha que passar por baixo das travas ou atrás do tornozelo. Produzido pela Alpargatas. Com o slogan “Kichute, calce esta força” teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais. Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo preto, foi lançado em 15 de junho de 1970, aproveitando o advento da Copa do Mundo do México.
Lojas Mesbla
Fundada no Rio de Janeiro como subsidiária de uma empresa francesa especializada na indústria de máquinas, possuía mais de 180 pontos de venda no Brasil na década de 1980. As dificuldades da década seguinte fizeram com que a Mesbla perdesse todo o seu valor. Foi adquirida através do Grupo Mappin de São Paulo em 1996. Com a falência, 3 anos depois, os dois logotipos dos ramos mais conhecidos desapareceram de uma só vez. Em 2010, o logotipo foi revivido como um e-commerce, mas a iniciativa não teve sucesso e a página da loja online logo foi tirada do ar.
O post Relembre grandes lojas e empresas que fecharam as portas no Brasil apareceu primeiro em EM OFF.
Carregando…
Não foi possível carregar anúncio
Carga. . .
Erro ao carregar conteúdo.
Carga. . .
Não é possível ver
Carga. . .
Não é possível ver o
Carregamento. . .
Não foi possível carregar anúncio
Carregando…
Erro ao carregar conteúdo.