Bebê de 5 meses morre de dengue hemorrágica na Cidade do México

Métropolesmetropoles. com

02/02/2024 13:53, atualizado em 02/02/2024 15:20

Um bebê de 5 meses morreu de dengue hemorrágica no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) nesta quarta-feira (31/1).

Recursos da rede pública de ginástica do Metrópoles do Distrito Federal mostraram os dados de óbitos pela doença. Vale lembrar que o Ministério da Saúde não mostrou ou negou os dados.

O ministério informou que todas as mortes suspeitas de dengue são notificadas. O técnico realiza uma vistoria que dura 60 dias. Somente após a confirmação é que o conhecimento é inserido no boletim epidemiológico.

A secretaria também argumentou que só se pode comentar a situação dos pacientes devido à legislação. Oficialmente, até o dia 29 de janeiro, a Cidade do México tinha seis mortes confirmadas por dengue e 24 estavam em investigação.

Dos óbitos confirmados, cinco vítimas tinham comorbidades, sendo quatro diagnosticadas com hipertensão e uma com doença hematológica.

A partir da próxima semana, a população de Ceilândia terá um hospital de caixa das Forças Armadas contra a dengue. A unidade ficará estacionada entre o Hospital do Sol e a UPA de Ceilândia.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o DF tem a maior incidência de casos prováveis de dengue no Brasil.

Até a data do levantamento, em 25 de janeiro, o DF registrou 477 ocorrências da doença a cada 100 mil habitantes só em 2024. O número colocou a capital federal como o local com mais casos proporcionais de dengue no país.

O aumento de casos prováveis de dengue no DF chegou a 920,5%. Neste ano, até 27 de janeiro, foram registrados 29.492 diagnósticos prováveis da doença entre moradores do DF, contra 2.890 casos no mesmo período de 2023.

Os dados constam no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que também informa seis mortes pela doença e outras 24 que estão em investigação.

A Cidade do México vive um cenário de crise com a explosão de casos de dengue. Este contexto levou o Governo a declarar o estado de emergência. A capital é a unidade da Federação onde a densidade populacional é maior do país, quando os números são avaliados proporcionalmente à população.

A população de 20 a 29 anos apresenta proporcionalmente o número de diagnósticos, com ocorrência de 1. 092,2 casos por 100. 000 habitantes.

1.

Mais no Google Chrome

Dois.

Parâmetros

3.

Configurações do site

4.

Notificações

5.

Os sites podem solicitar notificações

Quer ficar por dentro das novidades do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *