Kiko Loureiro anuncia turnê solo pelo Brasil para 2024

Conforme previsto pelo site, Kiko Loureiro voltará a se apresentar no Brasil neste ano. O ex-guitarrista do Megadeth e Angra apresentou uma turnê nacional para a segunda parte do ano. Seis datas foram anunciadas até o momento.

A produção é feita através da Top Link Music. Os ingressos já estão disponíveis em locais selecionados.

Confira as datas mostradas até o momento:

Em nota, Loureiro se mostrou empolgado com essa nova etapa da carreira:

“As expectativas são muito altas, estou super satisfeito pela primeira vez em fazer uma excursão da mesma magnitude que fiz com bandas, em lugares renomados. É a primeira vez que me pronuncio e faço uma exposição com toda a banda, baixo e bateria, guitarra rítmica e eu, além de visitantes que serão anunciados posteriormente. Vou apostar em alguns dos lugares que já toquei com Angra e algumas das big bands que recebem grandes bandas. É um desafio extra me colocar nessa posição, mas gosto do desafio de apostar em locais maiores, como banda.

As apresentações não ficarão restritas apenas aos trabalhos solo do guitarrista, pois irão abranger toda sua carreira. Ele disse:

“O repertório vai ocupar toda a minha carreira. Então não tem como não tocar Angra e Megadeth, por causa dos palcos que eu estive envolvido, além das minhas pinturas solo e capas maravilhosas que eu possa fazer, que também correspondem à minha história, que influenciaram a minha carreira, que influenciaram a minha interpretação. Outras coisas que eu sei que o público vai gostar muito. Preparo o setlist com muito cuidado, para que ele agrade a todas as outras pessoas que acompanharam minha carreira por todos esses anos. Vai ser um show completo, como merece ser em termos de produção, com iluminação, som, equipe e tudo que é tão vital que eu fiz com bandas, e agora vou fazer sozinho.

Os nomes dos músicos que farão parte da banda de abertura para as novas datas foram revelados. Durante as duas apresentações realizadas no Sesc Avenida Paulista, no final de 2023, Luiz Rodrigues (guitarra), Junior Braguinha (baixo) e Luigi Paraventi (bateria) tocaram com o guitarrista.

Após confirmar sua saída definitiva do Megadeth, Kiko Loureiro já tem conceitos para continuar sua carreira. Em entrevista ao Guitar World, o músico disse que pretende continuar sua carreira solo e anunciou que já tem algumas atividades em andamento.

“Antes mesmo de falar com Dave [Mustaine, vocalista do Megadeth], eu tinha cerca de 11 músicas novas prontas. Em maio gravei a bateria. Em junho fiz as guitarras rítmicas para o que será um álbum de guitarra instrumental. Agora tenho que terminar os solos e as melodias, para os quais ainda tenho tempo.

Outro dos próximos desenvolvimentos é a intensificação do trabalho online. Kiko tem um canal no YouTube que ultimamente conta com mais de 640 mil inscritos.

“Preciso estar mais conectado com a comunidade do violão. Pretendo produzir mais para o YouTube, além de poder dar mais entrevistas e conversar com as pessoas. Acho que o engajamento com o público, minha academia de violão e a comunidade será importante. .

Kiko Loureiro não está no Megadeth desde setembro do ano passado. O guitarrista anunciou pela primeira vez uma saída temporária por motivos familiares até novembro, quando foi pressionado a acentuar sua ausência, agora, segundo ele, definitiva. Teemu Mäntysaari (Wintersun) assume seu lugar.

Antes, para o podcast Amplifica — apresentado por seu ex-colega de Angra, o também guitarrista Rafael Bittencourt —, Kiko havia citado os ciclos exaustivos de turnês e dito apenas que optou por ficar em casa. Depois, abordou toda a situação com mais detalhes em entrevista à Guitar World.

Ao ser perguntado sobre as razões para sair do Megadeth, Kiko explicou que a situação começou quando agendou uma viagem ao Brasil para dezembro último, com o intuito de visitar a família. O artista, que aproveitou a oportunidade para realizar shows e uma palestra no Sesc, não vinha ao país natal há muito tempo, o que passou a virar um problema, em suas palavras.

“Tudo começou quando reservei um voo para Brasil. La última vez que estive lá foi em 2019, antes da pandemia. Eles chegaram ao ponto de dizer: ‘Quero fazer uma escala na casa da minha família’, então reservei um voo para o Brasil. Ação de graças em 2023 porque o Megadeth nunca faz nada naquele momento. “

Cada vez mais, a ideia de estar longe de seus três filhos, uma filha de 12 anos e gêmeos de 7 anos, todos residentes na Finlândia, começou a pesar sobre o guitarrista. Por isso, em junho, ele abordou o assunto com o vocalista da banda, Dave Mustaine.

“Quando você é jovem, não é casado e não tem filhos, a mentalidade é ‘quanto mais shows, mais feliz’. Mas minha filha agora tem 12 anos e eu preciso passar um tempo com ela. Eu também preciso jogar. Quando entrei no Megadeth, em 2015, eu tinha uma filha pequena e gêmeos recém-nascidos. Eu ainda tinha dificuldade em aceitar o fato de que eu precisava estar em turnê, mas eu também estava procurando estar em casa com meus filhos e esposa. Então, a sensação de “devo continuar fazendo essa coisa de estrela do rock enquanto meus filhos estão em casa?”não parava de subir. E quanto mais momentos e datas vitais eu perdia, mais complicado se tornava. Ficou mais complicado em 2023, especialmente a turnê de verão de três meses. Então eu disse a Dave em junho: ‘Isso é demais, não sinto que estou na posição certa ou em posição de fazer o meu melhor’. “

A troca verbal entre os dois aconteceu logo após o show de abertura do Misfits, no dia 24 de junho, em Tampa, na Flórida. Durante o diálogo, o próprio Kiko se apresentou para um reposicionamento para ele.

“Foi complicado para mim dizer isso porque eu queria tocar, mas sabia que precisava estar em casa. E, claro, Dave não estava esperando. Tínhamos acabado de fazer um show na Flórida com os Misfits, e foi logo depois desse show que conversei com Dave. E então a equipe do Megadeth estava lá, e eu avisei que não poderia fazer os shows de setembro. Eu me ofereci para ajudar a encontrar um substituto e fazer o que fosse necessário para ajudar o Megadeth a estar pronto.”

De início, o intuito era apenas não participar das apresentações marcadas para setembro. Porém, novamente, o músico entendeu que era o momento de parar e, de fato, dedicar-se à esfera pessoal de sua vida. 

“Minha proposta não era fazer as apresentações de setembro e ajudá-los a encontrar um substituto, que acabou sendo o Teemu. Mas depois tive doenças envolvendo meus filhos pequenos e tive que ir ao médico e tentei ir para casa. E eu entendo, o Megadeth tem que morrer, né? [. . . ] Tive que fazer isso porque sabia que precisava e queria estar em casa. As pessoas que não têm filhos provavelmente não terão, mas se tiver, terão.

Clique IgorMiranda. com. br em: Instagram | Linkedin | Filho | LinkedIn | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *