Tudo pronto para o início do Carnaval pernambucano: o Galo da Madrugada está pronto para ser erguido na Ponte Duarte Coelho, nesta quarta-feira (7), no coração do centro histórico do Recife. Aos 80 anos, a rainha da ciranda Lía de Itamaracá será a maravilhosa homenageada deste carnaval no Marco Zero da capital pernambucana. Em Olinda, mais de trezentas orquestras aguardam ansiosamente as primeiras cornetas que anunciam o carnaval nos Cantos do Cuatro e só impedem a Quarta-Feira de Cinzas.
A previsão da Secretaria de Turismo do Governo de Pernambuco é que mais de 4 milhões de pessoas vão passar pelas ruas do Recife e de Olinda nos próximos dias.
Quem está em condições de cair no ritmo do frevo e do maracatu é a arquiteta Maria de Jesus Costa.
Jesús – é assim que ela gosta de ser chamada pelo nome do meio – faz carnaval quase desde que era vivo. Aos 75 anos, a moradora da comunidade do Recife Antigo já curtiu tudo: seus olhos cresceram ao admirar o maracatus de sua comunidade Carpina, onde nasceu, na região da Mata pernambucana. Suas mãos se juntaram a muitas outras e fizeram muito barulho na ilha de Itamaracá, na beira da praia de Jaguaribe, de onde vem a canção da Rainha Lea.
Casado com João Henrique há 52 anos, o recifense conta que o Carnaval pernambucano continua sendo a maior paixão compartilhada do casal. Seus pés e braços continuam com maravilhoso incentivo e alegria para, neste Carnaval, acabar desafiando outros: no Galo da Madrugada. , nas cornetas de Pitombeira, nos 4 cantos de Olinda, na maravilhosa ciranda que passa pela Lía de Itamaracá, no último show da noite de Carnaval na terça-feira, dia treze de fevereiro, no piso principal do Marco Zero.
Na zona da mata pernambucana, mestre Barachinha já está com apito e poesia a postos para reger os caboclos de lança do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré. Entre caixas, taróis, gonguês e alfaias, o caçula de Maria Maçunila e José Profírio honra a tradição deixada pela mãe e pai. Toca adiante e com muito gosto a tradição do alevante do maracatu de baque solto.
Barachinha, um dos maiores mestres do maracatu rural pernambucano, é o pai dos sambadas e da reminiscência coletiva do quadro criado ao longo de décadas de carnavais. É ele quem, com toda a sua sabedoria, deseja o carnaval desta semana.
A restrição da passagem de barcos pela lagoa foi decidida no final de novembro, diante da ameaça de naufrágio das minas operadas pela Braskem.
Será criado um centro de ajuda para policiais civis do Carnaval para prevenir abusos e também serão direcionadas abordagens a grupos vítimas de discriminação, como LGBTI, negros, afrodescendentes, mulheres e idosos.
Para quem quer participar e ainda não fez as inscrições, a orientação é não deixar para a última hora, pois com muitas pessoas acessando ao mesmo tempo pode haver sobrecarga no sistema.
O aumento da faixa de isenção para dois salários mínimos mensais acaba beneficiando todos os contribuintes, devido à progressividade da fonte de renda do imposto.
Benjamin Netanyahu rejeitou os apelos do Hamas por uma trégua. E afirmou que as forças israelenses obtiveram ordens para uma operação na cidade de Rafah, no sul de Gaza, para onde milhares de palestinos fugiram para escapar dos combates.
Já pela Libertadores, o adversário do Botafofo, na segunda fase, será decidido na partida entre Aurora, da Bolívia, e Melgar, do Peru