Ouça a rádio
Calendário
equipes
A partir desta quarta-feira (7), metade da bolha térmica deve se deslocar do nordeste da Argentina e do Paraguai em direção ao Rio Grande do Sul.
Reprodução/Inmet
Algumas localidades do Rio Grande do Sul podem atingir 40°C na próxima semana, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas máximas serão causadas por um fenômeno denominado “cúpula de calor”, que já afeta partes da Argentina, Chile e Uruguai.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a Argentina sofre os efeitos do tempo seco e do calor há dez dias, com os termômetros atingindo marcas acima de 40ºC. Nesse sábado (3), o Rio Grande do Sul já registrou as maiores temperaturas desta onda de calor. Dados do Inmet mostram que o Oeste do estado alcançou máximas de 39,8ºC em Quaraí; 38,3ºC em Uruguaiana; 37,3ºC em Alegrete; 37,1ºC em São Luiz Gonzaga; e 36,5ºC em São Borja.
Os modelos analisados pela MetSul também implicam que as temperaturas máximas continuarão no Carnaval, pelo menos por mais uma semana. A partir desta quarta-feira (7), o centro da bolha térmica deve se deslocar gradualmente do nordeste da Argentina e do Paraguai em direção ao Rio Grande do Sul, levando a um acúmulo de calor ainda maior.
Os dias tendem a ser sexta-feira (9) e sábado (10), quando as temperaturas máximas podem chegar a 40ºC nos municípios gaúchos.
“Cúpula de calor” é um fenômeno que ocorre quando um domínio de alta pressão permanece sobre a mesma região por um longo período de tempo. Essa permanência faz com que o ar quente fique preso próximo à superfície, como a tampa de uma frigideira.
O ar quente tenta subir, mas a pressão atmosférica mais alta impede que ele se dissipe. O ar então retorna à superfície, aquecendo-a ainda mais. O fato de o ar ser comprimido no chão também faz com que ele aqueça.
Participe do canal do Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular. Clique aqui e inscreva-se.
Av. Barão Homem de Melo, 2222 – Estoril30494-080 – Belo Horizonte – MGTephone: (31) 2105-3588
Copyright © 2024 Itatiaia