Rio de Janeiro alerta para risco de leptospirose

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lançou um alerta para o risco de leptospirose, especialmente após as fortes chuvas que atingiram a capital e a Região Metropolitana.

O documento, enviado aos municípios, apresenta a situação atual da doença no estado, orienta a população em caso de contato com água ou ambientes com maior probabilidade de ser infectado e o protocolo de atendimento a seguir por meio dos equipamentos de ginástica.

De acordo com a publicação, somente em 2023, houve 442 casos prováveis de leptospirose no estado, dos quais 196 foram concentrados entre janeiro e março daquele ano.

A chefe de doenças transmitidas por vetores e zoonóticas da Secretaria Estadual de Saúde, Cristina Giordano, diz que a medida é obrigatória devido ao aumento da probabilidade de contato com água e alimentos infectados com urina de rato.

Uma das recomendações considera os sintomas que podem aparecer em quem esteve em contato com locais infectados. Em geral, a fase inicial da leptospirose dura cerca de 3 a sete dias e é caracterizada pelo início súbito de febre, acompanhada de cefaleia. e dores musculares, além de outros sintomas que precisam ser diagnosticados e tratados.

Além das normas para a população em geral, a secretaria recomenda que profissionais médicos, militares e grupos de cobertura civil usem equipamentos de proteção privada em operações de resgate em áreas alagadas.

A restrição da passagem de barcos pela lagoa foi decidida no final de novembro, diante da ameaça de naufrágio das minas operadas pela Braskem.

Será criado um centro de ajuda para policiais civis do Carnaval para prevenir abusos e também abordagens a grupos vítimas de discriminação, como LGBTI, negros, religiosos afrodescendentes, mulheres e idosos.

Para quem deseja participar e ainda não está inscrito, não é necessário esperar até a última hora, pois com muitas outras pessoas acessando ao mesmo tempo, a fórmula pode ficar sobrecarregada.

O aumento da faixa de isenção para dois salários mínimos mensais acaba por beneficiar todos contribuintes, por causa da progressividade do Imposto de Renda. 

Benjamin Netanyahu rejeitou os apelos do Hamas por uma trégua. E afirmou que as forças israelenses obtiveram ordens para uma operação na cidade de Rafah, no sul de Gaza, para onde milhares de palestinos fugiram para escapar dos combates.

Pela Libertadores, o adversário do Botafofo, na segunda fase, será o confronto entre Aurora, da Bolívia, e Melgar, do Peru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *