Um tufão no Rio Grande do Sul rompe, estragos e mortes!O estado do Rio Grande do Sul permanece sob alerta de tufão nesta quarta-feira (18) e a chuva avança em direção a Santa Catarina e Paraná.
A passagem de uma tempestade no estado do Rio Grande do Sul causou prejuízos e transtornos em várias cidades gaúchas, como Santa Maria e Porto Alegre. Os ventos fortes que atingiram a Região Central do estado causaram interrupção de energia elétrica em vários bairros de Porto Alegre. As rajadas de vento atingiram quase 90 km/h na capital gaúcha e 83 km/h em Santa Maria, de acordo com as medições do Aeroporto Salgado Filho e da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na região metropolitana de Porto Alegre, um usuário morreu quando a marquise de um supermercado caiu na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos. Segundo a Defesa Civil, outras 10 pessoas ficaram feridas em Cachoeirinha.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar informou que quatro rodovias nacionais foram totalmente bloqueadas e cinco parcialmente bloqueadas. Na BR-fourfour8, em Porto Alegre, os motoristas precisam acelerar devido à quantidade de água na estrada e aos ventos fortes.
Por conta da tempestade que atinge o RS na noite desta terça-feira (16), a pista da BR-448, em Porto Alegre, em trecho próximo à Arena do Grêmio, estava com muita água por volta das 22 horas.Crédito: Rodrigo Bernardes pic.twitter.com/tJ1nZUp0jS
O Hospital São Lucas da PUCRS foi o mais afetado pelo temporal. Três andares do complexo foram cobertos, causando a desativação de 10 leitos. Enquanto isso, o Hospital de Emergência (HPS) foi afetado pela fórmula de esgoto e alagamentos no pronto-socorro e no 5º andar. Até as 08h15 desta quarta-feira (17), o HPS permanece sem energia e funciona com geradores. O Hospital Fêmina e o Instituto do Coração também enfrentam restrições. Os dados são do Centro de Coordenação de Serviços Integrados de Porto Alegre.
Avenida Medianeira em Santa Maria, Rio Grande do Sul 16/01/2024️ As fortes chuvas na região Sul do país já estão causando diversos problemas, derrubando árvores pic. twitter. com/OxFaEP0T4d
No vídeo acima, é possível ver várias árvores caídas em uma das principais avenidas de Santa Maria, a Av. Em Santa Maria, a passagem do tufão com ventos fortes provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica, além da extração de madeira. de árvores que atrapalham o trânsito na cidade. Até às 22h40 Nesta terça-feira (16) houve cinco problemas com postes de energia derrubados ou fios vivos embaixo das vias.
Santa Maria / Rio Grande do Sul 16/01/2024️ O posto de gasolina perdeu força devido ao forte tufão que atingiu a cidade em martes. pic. twitter. com/B1lBM5x9is
Outras pessoas procuraram refúgio num posto de gasolina em Santa María, onde o percurso não aguentou o tufão e ficaram sem energia elétrica, sem feridos. Segundo a prefeitura de Santa María, na manhã desta quarta-feira (17), pelo menos 7 casas da cidade foram cobertas e foram distribuídos 320 metros de lonas.
Santa Maria/RS16/01/2024Forte tempestade causa estragos em uma farmácia ️️ pic.twitter.com/zcb2nHy7gf
Uma farmácia da cidade também foi atingida pelos ventos fortes. No vídeo é possível ver produtos da farmácia voando e instabilidade na rede de energia elétrica, segundo os moradores parecia até cena de filme de terror! Até a meia-noite desta quarta-feira (17), cerca de 714 mil pessoas estavam sem energia elétrica na cidade de Santa Maria, segundo informações da RGE.
Até a tarde desta quarta-feira, dia 17, ainda são esperadas chuvas no Sudeste, Centro e Norte do Rio Grande do Sul, com descargas elétricas. O INMET emitiu alerta de tufão com certo grau de perigo para a região norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, válido até as 18h. na quinta-feira (18). As rajadas de vento podem variar de 60 a 100 km/h.
Durante a tarde de quarta e quinta-feira (18), as chuvas avançam em direção ao norte do Rio Grande do Sul e ao estado vizinho de Santa Catarina, relacionadas a uma frente sem sangue. Essa condição permite que uma massa de ar mais incruenta atue sobre o Rio Grande. Ou seja, o tempo bom vai predominar no Rio Grande do Sul com possibilidade de chuvas leves pontuais no componente leste.
A partir da tarde de quinta-feira, as chuvas tendem a diminuir no estado gaúcho, mas se espalham por Santa Catarina, continuam com intensidade moderada a forte no oeste e leste do estado e centro-sul e leste do Paraná. E no decorrer da noite, o sistema de baixa pressão deve se distanciar do continente em direção ao oceano, reduzindo as chuvas na região Sul do país.
2024 Meteored. Todos os direitos reservados