O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (7), o cenário emergencial em 32 localidades do Rio Grande do Sul afetadas por desastres. O despacho com os reconhecimentos publicado no Diário Oficial da União (DOU). Confira a lista completa aqui.
As cidades de Antônio Prado, Chapada, Crissiumal, Garibaldi, Gramado Xavier, Pareci Novo, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula e Três Coroas foram atingidas por enxurradas. Barra do Quaraí, Putinga e União da Serra registraram inundações. Já Campina das Missões foi atingida por vendaval, e o município de Ijuí, por queda de granizo.
Por fim, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Campos Borges, Candelária, Chiapetta, Coqueiro Baixo, Coqueiros do Sul, Doutor Ricardo, Estrela Velha, Gaurama, Jóia, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Poço das Antas, Pouso Novo, Severiano de Almeida, Ubiretama e Westfalia foram castigadas por fortes chuvas.
Por meio do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos ao MIDR para ações de ajuda humanitária, como a compra de alimentos, água potável e combustível para carros com insumos. Os repasses serão liberados assim que os planos de pintura forem submetidos ao corredor da cidade e avaliados. através da equipa técnica da Proteção Civil Nacional.
Como solicitar recursos
As solicitações de recursos aos municípios em situação de emergência devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além do socorro e assistência às vítimas, as transferências também podem ser usadas para reparar instalações críticas e reconstruir infraestruturas ou casas destruídas. ou rompido por desastres.
Com base nos dados dos planos de pintura, a equipa técnica da Proteção Civil Nacional avalia os objetivos e valores solicitados. Uma vez aprovada, uma receita é publicada no DOU com o valor a ser liberado.
Capacidades Nacionais de Proteção Civil
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para capacitar e capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Ele se concentra na preparação para emergências e funcionários de defesa em todas as 3 esferas de governo. Veja neste link a lista completa de cursos. .
Há 10 anos! Portal de conteúdo da região de HortênsiasContato: Folha@portaldafolha. com. br
© 2012 – Folha Multimídia – Editora Folha de Canela – Desenvolvimento: Macedo77