Secretaria de Saúde se reúne com representantes da vigilância epidemiológica de João Pessoa para alinhamento contra dengue

Fev 01, 2024 em 08:45

Representantes da vigilância epidemiológica de João Pessoa ‧ Foto: DivulgaçãoTamanho da fonteA-A

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, se reuniu, nessa quarta-feira (31), com representantes da vigilância epidemiológica do município de João Pessoa, com o objetivo de alinhar ações necessárias para fortalecer o combate à dengue e outras arboviroses.

No Brasil, estados como Goiás e Distrito Federal já registram aumento nos casos de dengue. Com isso, a Paraíba, que não apresenta situação crítica em relação à doença, fortaleceu seus métodos e metodologias com 223 municípios capazes de reduzir epidemias, ampliando o controle do Aeds aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika – e, assim, prevenir surtos imagináveis ​​da doença.

De acordo com Talita Tavares, diretora-executiva de Vigilância em Saúde da SES, todos os quadros têm como objetivo estruturar e organizar as redes de atenção. Outras regiões já sofreram epidemias, por isso queremos estar atentos e vigilantes, exercitar nossas redes de atenção, nossas ações de prevenção e controle. Também vamos nos mobilizar através da mídia, para conversar mais com a população que quer perceber o seu papel no combate à dengue”, ressaltou.

Na Paraíba, foram notificados 285 casos prováveis de arboviroses, sendo 243 para dengue e 42 para chikungunya, e nenhum registro de notificação para zika, segundo boletim epidemiológico divulgado pela SES. O levantamento, que compreende o período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, aponta ainda o total de dois óbitos em investigação para dengue nos municípios de Camalaú e Santa Rita, respectivamente, e nenhum óbito suspeito para chikungunya e zika.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Renata Alves, a montagem foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre equipamentos que podem reduzir casos. “Esse momento foi fundamental para a gente ter consciência da situação do estado em relação à dengue. Por isso, vamos nos concentrar basicamente no conhecimento do Município de João Pessoa e, com base nessas análises, vamos traçar métodos e ações de prevenção, implementando o nosso Plano de Emergência contra Arboviroses”, reforçou.

Toda a população deve ficar atenta e evitar a propagação do mosquito através da água parada em lixeiras e aterros sanitários. A directiva relativa ao SES estabelece que deve ser efectuada uma limpeza permanente, pelo menos uma vez por semana, para remover copos, tampas ou outras garrafas descartáveis e, em particular, os reservatórios de água devem ser muito bem lavados e depois selados. Não deixe a água acumular em pneus, calhas e lama; Adicione sempre cloro à água da piscina, como uma das recomendações.

A Gerência de Vigilância seguirá, durante toda a semana, dialogando com as regiões de saúde e equipes técnicas sobre ações e recomendações de combate as arboviroses.

Fonte: Repórter PB

Para ler no celular, aponte a câmera para você

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Jornalista

Defensoria

Companhia

Deus o abençoe

Advogado

Medicamento

Comentários dos leitores

Deus o abençoe

Artista Político

Cajazeiras/PB

Cajazeiras/PB

Uiraúna/PB

Cajazeiras/PB

Projeto/PB

Itaporanga/PB

Cajazeiras/PB

Sousa/PB

Patos/PB

Patos/PB

Pombal/PB

Sousa/PB

Uiraúna/PB

Vitória/PB

Sousa/PB

Cajazeiras/PB

Cajazeiras/PB

Princesa Elizabeth/PB

Sousa/PB

Sousa/PB

São João do Rio do Peixe/PB

Sousa/PB

© 2006-2024 – Repórter PB – Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *