Mais um produto já está disponível para a população de Mato Grosso do Sul, no site do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Agora, os consumidores podem imprimir a autorização de reprogramação do chassi/motor em qualquer lugar e trazê-la para o local. realizar manutenção; Anteriormente, o usuário tinha que ir até uma agência do Detran-MS para baixar essa autorização.
Para isso, o cidadão vai ao Detran-MS (www. meudetran. ms. gov. br), vai até a opção Veículos na seção Formulários, clica no arquivo “Solicitação de Reserva de Chassis”.
A solicitação deve ser feita diretamente a uma agência do Detran-MS, já que o usuário que fizer a solicitação deverá preencher o formulário de solicitação de reserva de chassi e motor em frente a um servidor para dar confiança ao público no documento, sem precisar se deslocar. . no cartório para legalizar a assinatura. Após o recolhimento do valor do consultor de R$ 95,87, o pedido é enviado.
Para imprimir a autorização, o visitante entra no Detran-MS (www. meudetran. ms. gov. br), vai até a opção Veículos, no lado esquerdo está a opção “Autorização de Reserva de Chassis/Motor”, digita o Renavam e a placa do veículo e imprime a autorização.
Com o prazo de 20 dias para responder à solicitação, contido na Portaria Detran-MS 124/2022, esse prazo agora será reduzido em pelo menos 10 dias, conforme previsão da gerente de Controle de Veículos do Detran-MS, Karoline Albuquerque.
“Antes, a autorização chegava nas agências, então tínhamos um procedimento interno muito burocrático e o consumidor tinha que ir até a empresa para retirá-la, tínhamos que escanear os documentos um a um e enviá-los para as agências, agora não é, o próprio visitante com a placa e Renavam do veículo, vai poder acessar a autorização e imprimi-la, Com isso estaremos encurtando o tempo de espera em pelo menos 10 dias.
Quando solicitar?
Quando o cliente vai fazer a vistoria para transferência de veículo, se o vistoriador verificar alguma letra ou número não legível, é necessário pedir essa autorização.