O nono boletim da temporada 2023/2024 do projeto Balneabilidade, publicado por meio da Fundação Nacional de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) nesta sexta-feira (2/9), traz novidades inteligentes para quem vai passar o fim de semana de Carnaval no Litoral Norte. É indicado para banho em todas as edições sob supervisão. Considerando as demais regiões do estado, são 84 que possuem compatibilidade e 7 que não possuem:
Os balneários em condição imprópria são os mesmos do boletim anterior, com exceção da Praia da Cal, em Torres, que deixou a lista esta semana.
É que os banhistas evitem locais e arredores fora dos pontos, principalmente próximos às águas que chegam às praias através de canais, córregos ou rios. A precaução vale principalmente para crianças, idosos e outras pessoas com baixa imunidade. Os sintomas mais comuns após o banho em espaços infectados são diarreia, dor abdominal e náuseas.
Divulgação
A qualidade da água é monitorada semanalmente e os comunicados são divulgados todas as sextas-feiras no site da FEPAM, nas redes sociais e no aplicativo Balneabilidade.
Avisos sobre onde e onde eles não são adequados para banho também devem ser destacados nos sintomas associados aos pontos de coleta de água. A instalação dos sintomas e a atualização dos efeitos da semana (correta ou inadequada) são de responsabilidade dos municípios. , pois se trata de uma questão de saúde pública.
Classificação
Para identificar situações de banho em determinada posição que sejam adequadas, são analisadas duas sinalizações:
Escherichia coli, também chamada de E.coli, bactéria cuja presença em abundância na água indica contaminação por fezes;
Cianobactérias ou algas azul-esverdeadas, que podem ser encontradas em qualquer fonte de água superficial.
Os parâmetros utilizados estão estabelecidos nas resoluções Conama 274/2000 e 357/2005. As cianobactérias são analisadas nos balneários de Osório (Lagoa Peixoto), Pelotas e Tapes.
O resultado está sujeito a cinco semanas de acompanhamento. Se, durante todo esse período, dois ou mais padrões do conjunto apresentarem escore maior que 800 para E. coli ou, mesmo que o padrão máximo recente entre os cinco avaliados tenha escore maior que 2. 000 para E. coli, o item será classificado como inadequado. O mesmo acontece se a contagem de cianobactérias exceder 50. 000 células.
Fazendo Acontecer
A captação de água salgada no Litoral Norte e as análises correspondentes são realizadas através da FEPAM, através da Diretoria Regional Sema-Fepam Litoral Norte (Gerlit) e da Divisão de Laboratórios (Dilab). A tarefa é coordenada por meio do Departamento de Qualidade Ambiental (DQA). As demais questões são monitoradas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
Recomendações para nadadores:
Mín. 19° Máx. 36°