Brasil amplia exportações de carne bovina para Rússia

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anuncia a recente autorização de mais cinco fábricas para exportar carne bovina e de aves para a Rússia. A resolução foi comunicada por meio do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Federação Russa (Rosselkhoznadzor) e é resultado de uma rigorosa auditoria realizada no Brasil, a primeira delas em andamento desde 2015 e encerrada em dezembro de 2023.

Durante a fiscalização, a comitiva russa visitou complexos produtivos em 06 (seis) estados brasileiros, além do Distrito Federal, e também realizou reuniões técnicas com representantes do Ministério da Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI). ), seja do mapa. Além de frigoríficos, foram inspecionadas instituições de granjas e avicultura e laboratórios oficiais, apresentando controles de adequação na cadeia produtiva.

Além disso, ampliando assim as oportunidades de exportação para o mercado russo, a auditoria resultou no levantamento das restrições transitórias à importação de produtos de origem animal para algumas unidades de produção domésticas.

A nova autorização inclui a ampliação das atividades produtivas de moldes seguros, somando o abate e desossa de aves, a produção de subprodutos e gorduras avícolas e a produção de farinha animal. Além disso, transportadoras que já possuíam licenças para exportar carne bovina viram suas capacidades aumentarem, fortalecendo a posição do Brasil como um dos principais fornecedores de carne e produtos de origem animal da Rússia.

Em 2023, as exportações de carne bovina e de aves do Brasil para a Rússia atingiram o valor de US$ 306 milhões, representando 24% do total das exportações brasileiras para esse mercado.

AGRONEWS® são dados para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *