Mato Grosso do Sul foi alvo de uma operação desencadeada no Paraná, nesta terça-feira (6), contra uma quadrilha de tráfico de drogas, homicídios e furtos. Foram 53 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão cumpridos em cinco estados brasileiros.
No estado, a cidade de Mundo Novo foi atacada e não há dados sobre o número de mandados de prisão ou prisões ocorridas. Também foram realizadas encomendas em Quedas do Iguaçu, São João, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Lindoeste, Três Barras do Paraná, Cascavel, Espigão Alto do Iguaçu e Palmas, no Paraná, além de Campinas, em São Paulo, Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, Sapezal, no Mato Grosso, e Indaial, em Santa Catarina.
Segundo as investigações, em 2023, foram cerca de 19 homicídios e 11 tentativas de homicídios no município. Ainda durante as investigações, a Polícia Civil do Paraná apurou que os crimes estariam ligados a disputas pelo monopólio do tráfico de drogas.
Entre os crimes investigados estão tentativa de homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha para tráfico de entorpecentes, roubo com força, roubo e feminicídio. Mais de 300 policiais participaram da operação, que resultou na apreensão de carregadores de fuzil, câmeras de vigilância e dinheiro. .