Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para adesão das seis parcelas do IPVA 2024 no Rio Grande do Sul. Nessa modalidade de pagamento, o contribuinte também é beneficiado com o pagamento nas 3 primeiras parcelas.
Para isso, o proprietário do veículo deve pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, com 6% de desconto. As duas próximas serão realizadas em fevereiro, até o dia 29 e com desconto de 3%, e em março, até o dia 28. e com 1% de desconto.
Além disso, quarta-feira é o prazo final para os proprietários de imóveis com direito a Bom Motorista e Bom Cidadão garantirem o máximo de 24,8% (além dos 6% do pagamento antecipado de janeiro).
Para pagar parcelado, será preciso pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. Por exemplo, se o locador decidir começar a parcelar em fevereiro, isso não será mais imaginável se ele não tiver pago a primeira parcela até 31 de janeiro. Além disso, para manter o parcelamento, será preciso fazer o parcelamento das faturas dentro dos prazos estipulados.
Os contribuintes que optarem por parcelar seus tributos por meio do Pix precisarão gerar mensalmente um novo código QR para pagamento. Para consultar o preço do IPVA ou gerar o QR code é necessário acessar a página online do IPVA RS ou o aplicativo, que pode ser obtido na App Store ou no Google Play. Para evitar fraudes, antes de efetuar o pagamento, verifique os dados do destinatário.
Bom para motoristas
Os descontos para motoristas inteligentes permanecem como nos anos anteriores e variam de acordo com 3 níveis, dependendo do tempo sem uma infração de trânsito. Para os motoristas que tiveram histórico de infrações nos sistemas de dados do estado entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2023 (3 anos), o alívio será de 15%.
Quem teve multa após 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe benefícios de 10% de alívio e, após 1º de novembro de 2022 (um ano), tem direito a 5% de gratificação.
Desconto Bom Cidadão (NFG)
Ainda em 3 parcelas, a dedução do IPVA através do Bom Cidadão ocorre a partir da participação do contribuinte (pessoa física) no programa NFG (Nota Fiscal Gaúcha) e da solicitação de notas fiscais ao CPF no momento da compra.
A redução máxima de 5% será para quem tem 150 ou mais notas, 3% para quem tem entre 100 e 149 notas e 1% para contribuintes que têm entre 51 e 99 documentos fiscais devidamente registados. No total, 31% da frota sujeita ao imposto terá direito ao benefício.
Como pagar
O proprietário precisará fornecer o código Renavam e a placa do carro aos bancos credenciados ou gerar um QR code. Verifique o preço do IPVA e pague pelo seu veículo. Além do IPVA, é possível pagar alvará e taxas de trânsito. Multas.
Onde pagar
Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e Caixa Econômica Federal. A opção Pix também está disponível em mais de 760 locais. O contribuinte deve respeitar o horário de funcionamento da instituição monetária selecionada, em seus canais de atendimento, para não perder os prazos de pagamento.