O paciente foi atendido na UPA da Maré, zona norte da capital Rio de Janeiro; O Ministério da Saúde investiga mais seis mortes pela doença na cidade
A cidade do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por dengue em 2024. Os dados foram revelados pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, nesta quarta-feira, 7. O paciente foi atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Maré, localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A Seção de Fitness da cidade investiga mais seis mortes suspeitas pela doença na capital. Segundo Soranz, o Rio atingiu um número recorde de internações por dengue no mês passado, com 362 internações. O número representa o maior registro desde 1974.
Na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes declarou estado de emergência sanitária devido ao surto de dengue e anunciou um plano emergencial com diversas medidas. Entre as medidas a serem seguidas no município estão a criação do Centro de Operações de Emergência (COE-Dengue), a abertura de dez centros de atendimento em outras regiões do município, a disponibilização de leitos em hospitais municipais, o uso de carros fumantes em espaços com ocorrência de ocorrências e a obrigatoriedade de acesso a imóveis fechados e desertos.
Editado por Caroline Hardt
*Relatório elaborado em colaboração com IA.
comentário