Home › Economia
O complexo portuário fluvial de Itajaí Açu comemora um marco vital: as 1. 500 torres da nova bacia de evolução, alcançadas neste domingo (4), com o navio MSC Atenas. A manobra começou pontualmente às 13h20 e durou parte de uma hora, terminando efetivamente às 13h50.
A operação com giro ocorreu de ré, sendo conduzido por quatro rebocadores . O navio MSC ATHENS tem bandeira da Libéria e dimensões de 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura.
Seu armador e corretor marítimo é a MSC. Vindo do porto de Santos (SP), o navio, segundo dados do setor de operações, movimentou 1. 575 contêineres. O navio desatracou no mesmo dia, continuando sua viagem marítima até o porto de Buenos Aires, na Argentina.
Desde que a primeira manobra a ré foi realizada, em janeiro de 2020, pelo navio VALOR (Armador/Evergreen), de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, este tipo de operação continua sendo exclusiva na América do Sul, sendo realizado apenas no Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu.
Atualmente, em todo o mundo, manobras de giro marítimo são realizadas em portos da Europa e Ásia. A manobra contrária é realizada para poder atracar simultaneamente nos dois portos (Navegantes e Itajaí). Como os terminais eram opostos, a apenas 400 metros de distância, antes da construção do novo cais, não era imaginável atracar navios se um dos portos tivesse berços movimentados.
Para Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, o registro de 1.500 giros na área da nova bacia de evolução evidencia cada vez mais o Complexo Portuário do Rio Itajaí.
“Quando a primeira manobra de giro, inédita no Brasil, aconteceu há quatro anos na área da nova Bacia de Evolução, sabíamos que naquele dia tínhamos dado o primeiro passo.. Muito se construiu para chegar até aqui e muito ainda a de se fazer até a conclusão da segunda etapa das obras. Estamos atentos junto ao Governo Federal e Estadual, para que possamos receber recursos financeiros e, assim, finalizarmos este processo, atendendo operações com navios acima de 350, 366 metros, chegando um dia até o recebimento de grandes navios, de até 400 metros de comprimento, denominados de “Megaships”, destacou Fábio.