O Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS) é um museu brasileiro localizado na cidade de Porto Alegre. Ocupa o atual local do Espaço Força e Luz, em um prédio construído entre 1926 e 1928 pelo engenheiro Adolfo Stern, na Rua dos Andradas (conhecida como Rua da Praia), no centro de Porto Alegre. O prédio é de estilo eclético, mas com influência francesa do início do século XX, tendo sido tombado em 1994 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.
Foi fundada em 1º de fevereiro de 1977, sendo pioneira no setor elétrico brasileiro, servindo de modelo para vários outros comerciantes brasileiros criarem seus museus. Em 2017, o MERGS completou 40 anos, preservando e divulgando seu acervo por meio de ações educativas.
Seu acervo é composto por mais de 2. 000 peças de outros municípios gaúchos. Inclui peças e curiosidades sobre os primórdios da iluminação no Rio Grande do Sul, além de máquinas e equipamentos, utensílios de família, numismática, documentos, bibliografias. e filmes, cortinas que podem ser consultadas pelos visitantes.
O Museu da Eletricidade oferece visitas guiadas gratuitas para todo o público, atendendo através de mediações para as escolas e públicos que tenham interesse.[1]
Opa, deu errado: