No AC, seis adolescentes que cumprem medidas socioescolares ingressam em instituições de ensino superior

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) matriculou nas redes de ensino superior uma série de adolescentes aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na modalidade Privação de Liberdade (PPL).

Em 2024, seis acadêmicos socioeducativos foram credenciados nas universidades, sendo dois para a Universidade Federal do Acre (Ufac) e outros 4 para o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni).

Os alunos aprovados na UFAC ingressarão em bacharelado, um em ensino físico e outro em geografia. Três dos jovens que se matricularem no Prouni farão cursos de educação a distância (EAD), controle de recursos humanos (Unesa), agroalimentar (Unicesumar) e ciência política (Unopar).

O quarto adolescente cursou Direito na Estácio, em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Todos os bolsistas do Prouni ganharam bolsas que cobrem cem por cento do custo do curso.

Ressalte-se que os artigos quarto e quarto do artigo 12 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garantem o direito à educação, afirmando que os poderes públicos têm o dever primordial de respeitar e garantir esse direito, mesmo nos casos de privação de liberdade.

O diretor da Escola Darquinho, Wagner Vasconcelos, destacou o efeito dessas aprovações. “Se analisarmos, são adolescentes que, muito provavelmente, não teriam disponibilidade, acesso e, de fato, não se interessariam por essas políticas públicas. , se estivessem fora, na verdade em que infelizmente vivem. Aproveitaram esse tempo de privação de liberdade para estudar, pois, como o próprio adolescente disse, transformou o pior momento de sua vida no melhor. É muito expressivo”, disse.

A responsável pela Educação e Ações Sociopedagógicas, Vicência Maria Gomes, também explica um pouco sobre o acompanhamento realizado nos adolescentes em cumprimento às medidas socioescolares. A Diretoria de Educação segue o procedimento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL) para aprovação nas instituições de ensino superior, envolvendo ativamente o jovem usuário e sua família. O ISE oferece oportunidades únicas de seleção e expansão na ressocialização.

A educadora social J. K. comentou sobre a oportunidade que descobriu para um novo futuro através dos estudos. “A educação me fez ver um lado completamente diferente do ‘meu mundo’. Em meio a tanta dificuldade, descobri tudo o que estava começando a perder. Graças aos meus estudos consegui abrir novas portas que nunca imaginei que poderia abrir. Apesar de estar em desvantagem da minha liberdade, não me deixei levar por essa condição de ser assim, consegui virar o cenário onde muitos até se aliam que era impossível!

O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, parabenizou os seis adolescentes que ingressaram nas instituições de ensino superior, com os efeitos alcançados no Enem PPL 2023.

“Quero parabenizar nossos jovens por essas conquistas, tanto para eles quanto para a instituição. É o resultado do seu esforço e do trabalho realizado através de todos os grupos – pedagógico, técnico, de segurança, pedagógico e técnico do Ministério da Educação. Estamos causando um impacto sem precedentes no ISE. Estamos muito satisfeitos com essa conquista, parabenizamos todos os jovens e suas famílias. Espero que eles possam entrar no ensino superior, terminá-lo e continuar sua vida por um emprego. É o caminho a seguir”, disse o presidente.

© 2022 – Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *