Cratera se abre na Avenida Constantino Nery após rompimento de tubulação

Uma cratera se abriu na avenida Constantino Nery, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, na tarde deste sábado (10). Em menos de 24 horas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mobilizou grupos para pintar na recuperação da via.

Em vistoria ao canteiro de obras na manhã deste domingo (11), o engenheiro e subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, explica as causas da erosão na via. “Identificamos um problema na galeria de águas pluviais. A tubulação já apresentava riscos de rompimento, mas, com a forte chuva de ontem, sábado, houve uma sobrecarga em, ao menos, dez tubos”.

Uma erosão de cinco metros de intensidade se abriu na estrada, causada por uma sobrecarga das tubulações conectadas à pista. O subsecretário disse que, como medida de precaução, as equipes vão cavar mais na pista para avaliar possíveis rompimentos em outras tubulações. .

“Essa é uma ação obrigatória para que não haja consequências das obras na pista e, claro, para que o desafio não se repita no local. Se for esse o caso, vamos atualizar não só os 3 tubos, mas tudo o que queremos fazer”, disse Efrain.

Após avaliação, a equipe técnica constatou desgaste na tubulação, que foi instalada há pelo menos 20 anos e não recebe manutenção desde então.

O engenheiro alerta que essas pinturas serão feitas em pouco tempo, mas dependendo do mau tempo e problemas logísticos, o serviço possivelmente seria estendido.

“Estamos à mercê do tempo, do movimento neste campo e de tudo o que identifica o trabalho. Podemos prever uma conclusão até o final das festividades de Carnaval na quinta-feira, 15. Vamos aproveitar esse período de baixa vazão para acelerar os trabalhos”.

Inicialmente, foi necessário isolar um poste de fiação elétrica para não comprometer a proteção e integridade do equipamento. Outros cabos telefônicos e de combustível, submersos na via, apontam os principais pontos da cuidadosa pintura que a equipe terá que realizar.

“A concessionária de energia informou, mas como esse é um desafio que conseguimos superar, não é necessária uma ação conjunta. Mas estamos em contato, para qualquer necessidade”, diz Aragão.

*Com informações da assessoria.

Saiba Mais

A cratera se abre e um segmento do Torquato Tapajós, em Manaus, se fecha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *