Excelência em Direito Penal em Sergipe

É com imenso orgulho que reconhecemos e homenageamos Emanuel Cacho pelo merecido recebimento do Prêmio Imprensa 24h 2023 na categoria de Excelência em Direito Penal. Sua notável e comprometida trajetória na área jurídica, no campo do direito penal, é um testemunho inspirador para toda a comunidade jurídica.

Emanuel Cacho, que se formou em Direito em 1989, teve uma carreira marcada por notáveis conquistas e contribuições ao Direito e à Justiça Criminal. Especialista em defesa criminal, tem se destacado nas áreas de direito penal, processual penal, criminologia e vitimologia. .

Sua trajetória na Defensoria Pública do Tribunal do Júri, entre 1989 e 1991, e posteriormente como Coordenador da Polícia Civil do Estado de Sergipe, demonstra seu compromisso com a busca da justiça e a proteção do sistema judiciário.

Em 1993, fundou a Associação dos Advogados Criminalistas de Sergipe e foi pioneiro na criação da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM).

A sólida formação de Emanuel Cacho inclui cursos na Universidade da Florida e na Universidade de Coimbra, oferecendo-lhe um conhecimento aprofundado dos sistemas de justiça criminal estrangeiros. Sua participação ativa na tarefa de reforma do Código Penal e Processual, em colaboração com o Ministério da Justiça em 2000, demonstra seu compromisso com o constante aperfeiçoamento do ordenamento jurídico brasileiro. Em 2001, concluiu um MBA em Criminologia pela Universidade de Ottawa/IBCCRIM.

Sua nomeação como secretário de Justiça do Estado de Sergipe, em 2003, foi um marco vital em sua carreira, onde, em pouco mais de 3 anos, reformulou o sistema penitenciário do estado, elevando-o ao 3º mais produtivo do Brasil, segundo o Depen. /Ministério da Justiça.

Emanuel Cacho também presidiu o Conselho Estadual de Entorpecentes do Estado de Sergipe entre 2003 e 2006, consolidando sua expertise na gestão de políticas públicas relacionadas ao combate às drogas.

Sua liderança nacional ganhou destaque quando foi eleito presidente do CONSEJ – Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, em 2003.

O contributo de Emanuel Cacho não se limita ao plano nacional, mas estende-se também ao legislativo. Indicado pelo Senado Federal em 2011, é membro da Comissão de Juristas que elaborou o novo Código Penal Brasileiro, que recentemente esteve sob a alçada do Senado sob o PLS 236/2012.

Desde 2006, após retomar seu trabalho como advogado criminalista, Emanuel Cacho tem se destacado na defesa de casos criminais complexos no Brasil. Sua eleição como senador suplente em 2006 e sua subsequente presidência da Abracrim, entre 2008 e 2011, demonstram a popularidade de seus pares. e sua influência no cenário jurídico brasileiro.

Como palestrante em eventos, seções da OAB e congressos sobre processo penal, Emanuel Cacho compartilha sua sabedoria e experiência, inspirando e moldando gerações de profissionais do direito penal a longo prazo.

Emanuel Cacho, sua dedicação incansável, liderança exemplar e notáveis contribuições ao Direito Penal fazem de você um merecido vencedor do prêmio Imprensa 24h 2023 na categoria Excelência em Direito Penal. Parabéns por sua notável carreira e impacto duradouro no cenário jurídico brasileiro.

É permitida a reprodução de conteúdo sujeito à divulgação completa da fonte https://imprensa24h. com. br/comme URL. Abreviações e diversificações não são permitidas. O incumprimento desta directiva pode dar origem a acções judiciais, nos termos da lei.

Neve | Desenvolvido via WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *