Rio de Janeiro em estado de emergência devido à dengue

Amanhã

Amanhã

Amanhã

Amanhã

Jornal semanal sobre a economia e problemas estruturais do país em 20 anos.

Tópicos

Guerra na Ucrânia

Educação

Deus o abençoe

Entrevista

Seções

Política

Companhia

Economia

Internacional

Opinião

Cultura

Desporto

Potência total

Vida e Estilo de Vida

Editoração Digital

Edição Impressa

Seguir

Em

 

 

No Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do Brasil, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 10. 156 casos de dengue somente em janeiro, a maior parte dos 22. 959 casos registrados em todo o ano de 2023.

Diante do aumento de casos, o governo local declarou estado de emergência sanitária na cidade brasileira nesta segunda-feira.

Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Daniel Soranz, secretário municipal de saúde, disseram em entrevista coletiva na última sexta-feira que o Rio de Janeiro enfrenta um surto de dengue, e o mês de janeiro bateu recorde de internações, segundo dados do antigo série que começou em 1974.

Para combater essa situação, o município apresentou um plano emergencial que inclui medidas para a população e o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor do vírus da dengue.

As medidas vêm com a abertura de dez centros de atendimento e o status quo do Centro de Operações de Emergência (COE-Dengue).

Somente em 2023, o país sul-americano registrou mais de 1,6 milhão de casos da doença, mais de um quinto de todos os registrados globalmente, com 1. 094 mortes registradas, um recorde histórico. Dados do Ministério da Saúde indicam ainda que, até janeiro de 2024, já haviam sido registrados 262. 247 casos prováveis de dengue em território brasileiro.

A cruzada pública de vacinação contra a dengue terá início neste mês, priorizando a vacinação de jovens e adolescentes entre 10 e 14 anos, já que eles respondem pelo número de internações pela doença.

O Brasil espera obter até 6,2 milhões de doses da vacina japonesa contra a dengue em 2024, mas como se trata de uma vacina que requer duas doses, a quantidade solicitada permite que 3,1 milhões de pessoas sejam imunizadas, insuficiente para lidar com a explosão existente no número de pessoas.

 

Portugal

Política

Sociedade

Economia

Amanhã

Sim ou não

Sucesso. pt

Observatório

Bússola

Opinião

Podcasts

Portugal 2043

Intervalo

Cultura

esporte

Vida e Estilo de Vida

Seguir

Facebook

Chilrear

Linkedin

Youtube

Google Notícias

Portugal

Amanhã

Intervalo

Ficha Técnica

|

Situação Editorial

|

Princípios da Comunidade

|

Anúncio

|

Configurações de privacidade

|

Contactos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *