Dengue no DF: sinal de alerta cresce 1.116%. O que significa expressão

Metropolesmetropoles. com

05/02/2024 02:30, atualizado 05/02/2024 08:06

Até o dia 27 de janeiro de 2024, o Distrito Federal registrou 511 casos de dengue com sinais de precaução, sintomas que podem implicar em um curso grave da doença. A taxa é 1. 116% maior do que os 42 casos apurados no mesmo período do ano passado.

Os dados constam no último boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (2/01) pelo Ministério da Saúde do Distrito Federal. De acordo com o documento, os casos com sintomas de precaução reportados este ano já ultrapassam os 500 registados em 2023.

Os sinais de alarme incluem sintomas como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão.

Se um paciente apresentar um ou mais desses sinais, há uma ameaça de que a doença progrida até o ponto de hospitalização e o paciente possivelmente morra.

Segundo a secretaria, normalmente a primeira manifestação da dengue é a febre alta, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor nos olhos e manchas vermelhas. a pele. Também podem ocorrer erupções cutâneas e coceira na pele.

Os sintomas de alerta envolvem extravasamento ou hemorragia plasmática. Os casos graves de dengue são causados por dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento das mucosas.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico, até o dia 27 de janeiro, foram registrados 16 casos graves entre cidadãos do Distrito Federal, um aumento de 1. 500% em relação ao mesmo período de 2023, quando apenas um paciente evoluiu.

Desses casos graves em 2024, seis pacientes morreram. Cinco tinham alguma comorbidade.

1.

Mais no Google Chrome

Dois.

Parâmetros

3.

Configurações do site

4.

Notificações

5.

Os sites podem solicitar notificações

Quer ficar por dentro das novidades do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *