Internato Médico: TJDFT pede suspensão de 2 processos da Fepecs

Métropolesmetropoles. com

02/06/2024 18h32, atualizado em 02/10/2024 08h05

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) vai suspender dois editais de internato médico, após a Justiça constatar descumprimento da lei de reserva de vagas para outras pessoas com deficiência (PCD). A resolução possivelmente seria objeto de recurso.

O Ministério Público da Pessoa com Deficiência (Proped) pediu essa medida ao Judiciário após verificar a ausência de vagas reservadas para pessoas com deficiência. A decisão inicial partiu do juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, nesta sexta-feira (2/2).

“[As duas equipes] terão que respeitar a cota legal de vagas para os PCDs”, disse o promotor de Justiça José Theodoro Correa de Carvalho.

A liminar obrigou a Fepecs e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-DF) a adequar a redação dos editais para incluir a reserva de 20% das vagas para PCDs e reabrir o período de inscrições.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) destacou que a Fepecs e a SES-DF tem 10 dias para fazer as devidas correções no edital.

Na avaliação da Proped, os editais desrespeitam a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e as leis distritais nº 160/1991 e nº 4.949/2012. Em 2023, a Proped havia recomendado à Fepecs que respeitasse a reserva de vagas para PCDs, mas não foi atendida.

Por meio de nota, a fundação informou que vai recorrer da decisão, pelo fato de os processos seletivos seguirem as normativas definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia a nota na íntegra:

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) informa que ganhou a notificação e está ciente da proteção concedida. A justificativa especifica, no entanto, que os diversos processos relacionados ao internato médico seguem as normas do Ministério da Educação Nacional (MEC), que não prevê a reserva de 20% das vagas para outras pessoas com deficiência, conforme prevê a Resolução CNRM nº 17 de 21/12/2022 e republicada em 26/12/2022.

A Fepecs afirma seu compromisso com a escolaridade e a equidade em todos os processos de variedade e, por isso, vai recorrer da decisão, para que não haja prejuízo aos candidatos já decididos e à população do Distrito Federal.

1.

Mais opções no Google Chrome

Dois.

Parâmetros

3.

Configurações do site

4.

Notificações

5.

Os sites podem solicitar notificações

Quer ficar por dentro das novidades do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *