Ouça a rádio
Calendário
equipes
O capitão do primeiro-ministro acredita que o alívio da criminalidade no Carnaval de Minas está relacionado a Belo Horizonte
Itatiaia
Em entrevista exclusiva ao Itatiaia, o Capitão da Polícia Militar Jefferson Costa acredita que o alívio da criminalidade interna no Carnaval mineiro 2024 é basicamente semelhante à concentração dos festejos em Belo Horizonte.
“Não podemos afirmar que a redução da criminalidade é cem por cento semelhante (a de BH), mas acreditamos porque a capital mineira tem atraído um número gigantesco de foliões”, disse o capitão da Polícia Militar, em entrevista. com o Jornal da Itatiaia na quarta-feira (14).
Devido ao grande número de foliões, o primeiro-ministro enviou o máximo de sua equipe para BH, com vigilância em cem por cento dos quarteirões oficiais da cidade. As tropas foram reforçadas por mais de 500 policiais na capital, MG.
Por outro lado, o capitão Jefferson Costa lembra que as cidades do interior de Minas Gerais que tinham sistemas carnavalescos também reforçaram suas polícias, com um claro alívio da criminalidade.
O oficial atribuiu o resultado à comunicação da PM para superar os problemas nos blocos. Os dados oficiais do Carnaval 2024 serão divulgados, nesta quinta-feira (15), em coletiva de imprensa da Sec. de Segurança Pública do Governo de Minas.
“Com relação às ocorrências (policiais) do interior, o decréscimo é perceptível. Nós tivemos algumas situações de dispersão no início do carnaval, mas com a comunicação, a informação da polícia chegando a todos foliões, a gente conseguiu dirimir todos esses problemas”, afirmou o Capitão Jefferson Costa.
Na sexta-feira (9), véspera do Carnaval, um carro atropelou cerca de trinta foliões em um bloqueio de Carnaval em São Gonçalo do Rio Baixo (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, que é o evento mais grave da época no estado. Outras 12 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade, mas não houve vítimas fatais. O motorista apresentou sintomas de embriaguez.
O primeiro-ministro descreveu como “excelente” a complexa operação realizada durante o Carnaval de 2024, que envolveu mais de 36 mil agentes do Estado.
“Na opinião da Polícia Militar, realmente tivemos um carnaval maravilhoso em Belo Horizonte e no estado (de Minas Gerais). Foi um carnaval muito bem planejado, não violento e seguro para os foliões. Esse foi o nosso propósito desde o início.
O PM atribuiu o sucesso da operação não só aos agentes, mas também a conscientização preventiva da população.
Dados preliminares indicam que o Carnaval de BH neste ano registrou redução de, aproximadamente, 40% dos furtos de celulares e queda de 60% das ocorrências de importunação sexual, de acordo com a PM.
“Constatamos que as campanhas educativas e dicas de proteção voltadas ao público carnavalesco, agregando imprensa e mídia, têm sido bem-sucedidas na educação dos foliões sobre prevenção”, disse Jefferson Costa, assessor de comunicação da PMMG.
“Esse folião que foi eviscerado em carnavais passados, chegou esse ano com um pouco mais de dados e com os devidos cuidados com seu corpo, seus pertences e o ambiente do local de coleta”, disse. Sublinha.
Participe do canal do Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular. Clique aqui e inscreva-se.
Av. Barão Homem de Melo, 2222 – Estoril30494-080 – Belo Horizonte – MGTelefone (31) 2105-3588
Copyright © 2024 Itatiaia