Itaú Cultural homenageará María Bethânia com exposição sensorial

“Meu Deus, dá-me coragem para viver 365 dias e noites, todos vazios da Tua presença. Dá-me coragem para esse vazio como realização. São esses versos de Clarice Lispector, recitados com a doce voz de María Bethânia, que agora ressoam no primeiro site do Itaú Cultural e inauguram a nova exposição no espaço, inteiramente dedicada ao cantor.

A Ocupação Maria Bethânia abre ao público na noite desta quarta-feira (13), em São Paulo, e destaca o poder das palavras e da literatura na vida da cantora, celebrada como um dos nomes mais importantes da música brasileira. É organizado por meio do Centro Itaú Cultural de Conservação e Programação Artística e pela diretora Bia Lessa, com o audiovisual de Antônio Venâncio.

“A Bethânia é um extrato de Brasil muito relevante para nosso imaginário e para nossa noção identitária e cultural”, disse Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Curadoria e Programação Artística do Itaú Cultural e integrante da equipe curatorial da mostra.

Esta exposição, disse, pretende homenagear o legado da cantora e celebrar os seus 60 anos de carreira. “Ela [Bethania] traz essa importância da identidade vocal e do pensamento. Ela é uma artista que expressa o que pensa no que faz. Nada que você faz é de graça”, disse ele.

Para essa mostra foram destinados dois espaços expositivos. O primeiro deles está no andar térreo, onde se apresentam 98 fotos que flutuam pela sala, suportadas por cabos de aço até a altura do público. As fotos apresentam a família de Bethânia, seu lugar de nascimento (a cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano), seus amigos, seu cotidiano e imagens de shows. Os cabos de aço também sustentam saquinhos de água e de terra, onde se lê o nome da cantora.

“Esse é o espaço do território. Aqui é muito a força de Santo Amaro no que constitui a Bethânia”, explicou Galiana, em entrevista à Agência Brasil.

Para cada uma dessas fotos, uma frase é refletida no chão, criando um contraponto entre o que é notado e o que é escrito. Entre eles, um deles declarou por meio da própria cantora: “Imediatamente distinguimos os demais do Recôncavo”. Há também palavras de escritores, compositores e poetas como Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Mário de Andrade, que incentivaram o artista. Ao explorar este espaço, o público será envolvido por sons que lembram o mar e a música.

No trajeto entre o térreo e o primeiro andar, onde se localiza o momento componente da exposição, o visitante encontrará entusiastas distribuídos ao longo da escadaria. O conceito, explica Galiana, é reforçar o conceito de natureza, tão vital no universo do artista.

Por sua vez, o primeiro andar foi todo ocupado por uma instalação composta de 47 monitores com imagens documentais de diferentes períodos da obra e da vida de Bethânia, reforçando seu diálogo com a poesia e a literatura. A produção tem duração de 1h45min e é rodeada por um espelho d’água. Uma leve brisa envolve o ambiente. “Esse espaço é um convite para que as pessoas vejam a Bethânia além daquele lugar ou de idolatria ao qual o olho já está mais treinado para vê-la. Aqui vamos vê-la em partes, por meio da cidade de Santo Amaro, das pessoas, da família e de suas grandes influências”, explicou Galiana.

É também sobre este motivo que serão apresentados dois bordados feitos por Bethânia durante a pandemia: Rotas do Abismo e O Céu de Santo Amaro, em que a artista expressa, através de fios, agulhas e tecidos, a sua intimidade com a palavra.

“É engraçado chamar o que eu faço de bordado, é um insulto a quem sabe bordar”, disse a cantora em nota de apresentação da exposição. “Gosto de bordar palavras, escrever com linhas, inventar. É uma saída, uma forma de me explicitar. Como artista, além do isolamento e da solidão, ser proibido e não conseguir me explicar é insuportável para mim. São bordados que se relacionam com o presente.

Além da exposição, o Itaú Cultural preparou uma programação especial para celebrar a vida e a pintura de María Bethânia com oficina de bordados e mostras, acrescentando Moreno Veloso, que acontece na sexta (15) e no sábado (16), às 20h. Matriz Também será apresentado o filme Os Doces Bárbaros, que pode ser visto online na plataforma Itaú Cultural Play. “Também temos a duração que vai trazer conteúdos superexclusivos que não estão aqui em nenhum andar, como depoimentos e artigos”, explicou Galiana.

A exposição, que tem inscrições gratuitas, ficará aberta até o dia 9 de junho. Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas no site do Itaú Cultural.

Unicef alerta que mais de 600 mil estão presas em Rafah, cidade próxima à fronteira do Egito, sem ter para onde ir. Israel promete realizar uma operação terrestre na cidade.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Rio Grande do Sul registrou – desde 1º de janeiro – 27.752 casos prováveis de dengue. Além dos 20 óbitos confirmados, há sete em investigação.

Operação, batizada de Porto Seguro, com cerca de 50 fiscais, foi desencadeada a partir de denúncias sobre supostos desrespeitos às leis trabalhistas no local.

A Lei da Liberdade dos Meios de Comunicação Social da UE é um conjunto de regulamentos destinados a promover o pluralismo e a independência dos meios de comunicação social em toda a UE.

“Essas outras pessoas moram em cidades médias e gigantes. Em um cenário de falta de moradia, que é um cenário que a gente aborda porque é muito grave”, explicou Wellington Dias.

Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações com recibos bancários, num total de 5,8 trilhões de reais. Qualquer usuário fitoterápico ou legal pode fazer contas. Tudo que você quer é uma conta bancária.

O clima é de nervosismo, há risco de ataque ao presidente, mas ele defendeu reformas de base diante de 200 mil pessoas.

O resultado desta terça-feira (12) foi necessariamente pré-determinado, depois que a última rival de Trump, Nikki Haley, desistiu da corrida.

De acordo com o decreto do Diário Oficial da União, a primeira parcela do abono anual será paga na folha de abril e a segunda parcela na folha de maio.

Rádio Nacional, o confronto decisivo entre Massa Bruta e Alvinegro de General Severiano a partir das 21h30. (horário de Brasília) nesta quarta-feira (13).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *