247 – O quadro “O Avesso da Pele”, do famoso Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, enfrenta nova censura nas escolas brasileiras. Depois do Paraná, agora é a vez de Mato Grosso e Goiás anunciarem medidas de arrecadação de livros nas escolas públicas.
No caso de Goiás, o governo local alega estar recolhendo o livro das escolas para avaliar se a obra atende à proposta pedagógica da rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação de Goiás afirmou em nota que a análise visa garantir que os materiais distribuídos contribuam efetivamente para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, alinhados ao currículo estadual, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo.
O argumento utilizado em Goiás e no Paraná é que determinados trechos da obra, basicamente pela linguagem e pela descrição das cenas, possivelmente não seriam relevantes para exposição a jovens menores de 18 anos. >>> LEIA TAMBÉM: Pimenta denuncia tentativa de censura de apoiadores de Bolsonaro a e-book premiado sobre racismo (vídeo)
No Mato Grosso do Sul, o Ministério da Educação também anunciou a arrecadação imediata de livros nas escolas públicas. O raciocínio foi apresentado de forma semelhante ao de outros estados, alegando que a linguagem e os termos não se adequariam à organização etária da maioria dos acadêmicos atendidos pela rede escolar.
Em vídeo postado nas redes sociais nesta segunda-feira (4), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, destacou a ignorância, o preconceito e a covardia de quem tenta censurar a obra. , lembrando que muitos críticos sequer leram o e-book. “Covardia e ignorância por parte dessas pessoas que nunca leram o e-book. [. . . ] Tudo isso prejudica as fake news onde na realidade o que incomoda é a denúncia do racismo estrutural, das relações expostas e brilhantemente denunciadas através desse essencial. “Tenho um e-book para todos nós lermos”, disse ele em seu vídeo.
iBest: 247 é o canal político do Brasil em termos de voto popular
Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Siga-nos:
© 2024 Editora 247Todos os direitos reservados