Brasil conquista 2 medalhas de ouro e 1 de bronze no Grande Prêmio da Áustria de Judô

O Brasil fechou o último dia do GP da Áustria de Judô, em Linz, em grande estilo. Foram duas medalhas de ouro – uma de Beatriz Souza (78 kg) e Leonardo Gonçalves (-100 kg) – e uma de bronze de Rafael Buzacarini (-100 kg) conquistada neste domingo (10).

No total, o Brasil conquistou 4 medalhas – nesta sexta-feira (8), Larissa Pimenta já havia conquistado o ouro – e terminou o festival em primeiro lugar no quadro de medalhas, à frente de Japão (2ª posição) e Holanda (3ª).

A peso-pesado Beatriz Souza, medalhista de bronze no Mundial de 2023, derrotou hoje a holandesa Marit Kamps. Desde o início da luta, ele implementou um waza-ari e, poucos minutos depois, acertou um ippon jogando seu oponente no chão. solo.

Para triunfar na final até 78 kg, Beatriz derrotou 3 adversárias. Ela venceu suas duas primeiras lutas por punição: em sua estreia, venceu Oxana Diaceno (Moldávia) e depois a cubana Idalys Ortiz. Na semifinal, as brasileiras levaram a melhor sobre a sérvia Milica Zabic: ela marcou um waza-ari e derrotou Zabic com um minuto de luta.

Quem também teve muito o que comemorar foi o meio-pesado Leonardo Gonçalves, ao faturar o bicampeonato no  GP da Áustria – a primeira edição do torneio foi no ano passado. Na final valendo o ouro, Gonçalves não se intimidou diante do português Jorge Fonseca, bicampeão mundial e medalhista olímpico. O brasileiro venceu no golden score (tempo extra) ao encaixar um waza-ari no adversário.

A cruzada de Leonardo no GP da Áustria começou com uma vitória na estreia sobre o alemão George Unidoslauri, após colocar bracelete no rival, e depois, nas oitavas de final, venceu o britânico Rhys Thompson por ippon. Apresentador Laurin Boehler com um waza-ari para o placar de ouro. Semifinal 100% brasileira: Leo venceu Rafael Buzacarini com um waza-ari pelo placar de ouro.

Na semifinal, um confronto brasileiro contra Rafael Buzacarini. A luta continuou até o placar do ouro, quando Leo conseguiu o waza-ari e se classificou para o ouro.

Natural de Barra Mansa (RJ), o meio-pesado Rafael Buzacarini conquistou o bronze pela segunda vez consecutiva nesta temporada, batendo o sérvio Bojan Dosen na final. Hoje, após uma luta acirrada, Rafael se recuperou marcando um waza-ari no último minuto da luta. A primeira medalha de bronze do ano foi conquistada em janeiro, no GP de Portugal.

O acesso da delegação brasileira de judô será o GP de Tbilisi (Geórgia), de 22 a 24 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *