Marinha do Brasil reforça operações em Mato Grosso com ativação do flutuante “Piquiri”

A partir deste mês, a Marinha do Brasil (MB) está fortalecendo as atividades da Autoridade Marítima Brasileira nos rios do estado de Mato Grosso, com a ativação da Agência de Escolas Flutuantes “Piquiri”. O principal projeto será oferecer cursos de educação profissional e educação para trabalhadores aquaviários das comunidades ribeirinhas mais remotas do estado, atendendo a uma população de aproximadamente 140 mil pessoas nos municípios de Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

Para o comandante do VI Distrito Naval, vice-almirante Iunis Távora Said, o treinamento do novo pessoal aquaviário contribuirá para a proteção da navegação, a proteção da vida humana e a prevenção da poluição das águas pelos navios.

O carregamento foi acionado no dia 1º de fevereiro, em rito celebrado em Várzea Grande (MT), com a presença do Exército e do governo civil da região. Na ocasião, o senador Wellington Fagundes destacou a importância da ativação. a Marinha em nossa região e a ativação do embarque reforça a importância de discutir movimentos conjuntos para manter o Pantanal no estado e as populações ribeirinhas”.

Em 24 de janeiro deste ano, o “Piquiri” saiu do complexo naval de Ladário em direção à cidade de Cáceres (MT), onde será fundado e de onde navegará pelo Paraguai, Cuiabá e seus principais afluentes. : o Jauru, o Piquiri e o São Lourenço. Ele tem uma equipe de nove soldados de infantaria e seu chamado é animado através do “Rio Piquiri”, que em tupi antigo significa “rio de pequenos peixes”.

*Conteúdo originalmente publicado através da Agência Marinha de Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *