Mato Grosso do Sul: Ministério da Saúde atualiza remuneração dos trabalhadores

Até 2024, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Controle de Doenças Endêmicas (ACEs) receberão um novo valor salarial. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde anunciou o reajuste, feito com base na construção, no salário mínimo, que agora é de R$ 1. 412,00 após o aumento de 7,7% em 2023. A atualização inclui o salário mínimo nacional para a categoria, fixado em dois salários mínimos.

Os recursos vêm da União e são pagos aos estados e municípios, que são os responsáveis pelo pagamento dos agentes. Esses profissionais são essenciais para ampliar o acesso à saúde, atuam na prevenção e prevenção de doenças mesmo nos territórios mais remotos do país.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 267 mil profissionais de fitness em rede e 102 mil profissionais de doenças endêmicas. Em Mato Grosso do Sul, há 4. 165 profissionais de fitness na rede e 2. 087 profissionais de endemia

Papel dos Oficiais no Controle da Dengue

O pessoal de doenças endêmicas tem papel fundamental na prevenção dos casos de dengue. Aproximadamente 75% dos recursos de transmissão do mosquito são encontrados em ambientes fechados e esses profissionais são capacitados para pintar de porta em porta, identificando espaços que são ou podem se tornar criadouros. Isso serve como em imóveis não residenciais, verificando a vida das larvas ou mosquitos transmissores da dengue.

Além disso, a equipe de ginástica da rede é um elo entre a população e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com visitas regulares para obter recomendações sobre os casos de dengue, monitorar a condição física das famílias e encaminhá-las para atendimento, se necessário. Existente no Brasil há 33 anos, constitui uma estratégia bem-sucedida para criar vínculos entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede, o que inspira inclusive projetos estrangeiros, como é o caso do sistema fitness britânico.

Qualificação da Categoria

Em 2023, o Ministério da Saúde concluiu a capacitação de mais de 138 mil agentes comunitários de saúde (ACSs) e 38 mil funcionários do Controle de Endemias (ACE) em mais de 5,3 mil municípios, totalizando 12 mil profissionais formados na região Centro-Oeste. Na ocasião, o rito de abertura marcou a ampliação do programa, que passou a se chamar Mais Saúde com Agente. Neste ano, foi anunciada a organização de cursos técnicos, que ofertaram 180 mil novas vagas e as inscrições encerraram no dia 8 de fevereiro.

 

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *