O primeiro registro do veículo pode ser feito no site do Detran.

O Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul) implantou mais um serviço para desburocratizar e dificultar a vida dos cidadãos. Agora é possível realizar o primeiro cadastro totalmente online. O novo serviço facilita a emissão de documentos CRLV e a Autorização para Carimbar Placas de veículos novos.

O serviço está disponível para qualquer cidadão que tenha conta prata ou ouro em Gov. br, e pode ser solicitado no portal de atendimento do Meu Detran, na aba “Veículos”. “Primeiro Registro”, que lhe dará a opção de iniciar uma nova solicitação ou verificar o andamento de um pedido que já foi feito.

A nova ferramenta dará flexibilidade aos cidadãos que não têm tempo de ir até uma empresa e realizar todo o procedimento presencialmente. “O Detran-MS é referência em instalações virtuais que facilitam a vida do cidadão. Com a Primeira Placa Digital, é possível fazer tudo a partir do computador, fatorar o CRLV-e, e ir diretamente a um dos carimbadores credenciados para comprar a placa. Facilidade e economia de tempo são os maiores benefícios desse novo serviço”, afirma Priscilla Rezende, diretora de Licenciamento e Controle de Veículos.

A inscrição virtual foi introduzida no final de dezembro de 2023 e, neste momento, passou por mudanças técnicas para aprimorar e disponibilizar a ferramenta integralmente à população. Com o emplacamento de 59. 380 carros novos em 2023, Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 14% em relação a 2022.

Passo-a-passo para o primeiro registro do veículo

No Portal de Atendimento Meu Detran, o primeiro pedido de cadastro consiste em 6 etapas: confirmação do pré-cadastro, dados ao proprietário, validação do protocolo, emissão de guia, assinatura do procedimento GTC (Registro Geral de Veículos Automotores). BR, e finaliza o procedimento com a anexação dos documentos.

Ao optar pela nova opção de aplicativo, o cidadão vai querer vir com os dados referentes ao chassi do veículo, número da nota fiscal eletrônica (NFE) e código de acesso. Lembre-se que todas essas informações aparecerão na nota fiscal do veículo. O próximo passo é verificar os dados, seguidos por um documento oficial e o endereço de residência são incluídos no registro. “É imprescindível que o endereço de e-mail esteja correto, pois toda comunicação será via e-mail”, diz Rezende.

Após validar o protocolo obtido no e-mail, será gerado o consultor de pagamento, sendo obrigatório consultá-lo para continuar. Na próxima etapa, o proprietário carrega os T’s

De volta à página de login do My Gestran, você precisará anexar o ID do proprietário, a fatura do veículo e os termos e condições assinados digitalmente. Depois de concluído, o Detran recebe os dados digitalmente, valida e o consumidor será notificado por e-mail sobre a disponibilidade do documento. e a autorização de carimbo que pode ser feita em qualquer carimbo credenciado no Detran-MS.

Confira o vídeo explicativo no link: https://youtu. be/O-VWeGFMimE?si=DJvEtGOMG1iLYlq0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *