O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu neste domingo (8) novos alertas de chuvas e ventos intensos para Mato Grosso do Sul. Há perigo de falta de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e tremores.
O alerta laranja indica perigo e prevê chuvas intensas e ventos para a região centro-norte do estado. Segundo o Instituto, em Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, são registradas chuvas de até cem milímetros por dia e rajadas de vento de até cem quilômetros/h.
Os 10 em alerta no sul de Mato Grosso correm risco de falta de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
O alerta amarelo, que indica perigo, prevalece na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h. Segundo o Inmet, nos 34 municípios em alerta, o risco de falta de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
Diante das condições climáticas, o Instituto está reforçando as ordens direcionadas à população. Em caso de ventos fortes, abrigue-se debaixo de árvores, pois há perigo de quedas e choques elétricos, e estacione carros próximos a torres de transmissão e propagandas. Desligue os aparelhos elétricos e a fonte de energia e peça mais informações à Proteção Civil e aos bombeiros.