Amazonas organiza nesta quinta-feira um dia de mobilização fitness contra o sarampo

Com o objetivo de fortalecer os movimentos de prevenção ao sarampo no Amazonas, o Ministério da Saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Alecrim Costa Pinto, é um dos integrantes do Dia do S, a Campanha de Mobilização Nacional contra o Sarampo, realizada nesta quinta-feira (14) em todo o país.

A Secretaria de Saúde promove o Dia S de combate à doença em parceria com estados e municípios. A unidade fará busca ativa de suspeitos, além de registrar a ausência de fluxo do vírus, a fim de acentuar a estratégia nacional de eliminação da doença no país.

A presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o Brasil está em vias de sair do prestígio de um país endêmico. “A busca ativa da doença é um dos critérios para recertificar um país livre do sarampo, onde o país está desgastando os movimentos para identificar ativamente novas ocorrências de vigilância epidemiológica em áreas silenciosas e de alto risco”, explicou Tatiana.

Para o chefe de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, é fundamental que todos os profissionais de saúde realizem o Dia S em seu território. “A busca ativa e a promoção da vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola são métodos obrigatórios para que o Brasil volte a ser um país livre do sarampo”, disse Alexsandro.

Não há casos de sarampo no Amazonas desde 2021. A política de vacinação da tríplice viral no estado, em 2023, para a 1ª dose é de 82% e para a 2ª dose corresponde a 50%.

As 62 secretarias municipais de ginástica realizam programas de educação física e mobilização em suas localidades para eliminar ainda mais os vírus do sarampo e da rubéola em áreas onde nenhum caso foi relatado.

Para que o Brasil volte a certificar a eliminação do sarampo, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação. A vacina tríplice viral, que protege não só contra o sarampo, mas também contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as salas de vacinação do país. o país.

Essa vacina também faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como foco a atualização da carteira de vacinação de jovens e adolescentes menores de 15 anos.

Saiba Mais

O acúmulo de casos de sarampo acende um alerta; Entenda como se salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *