O domingo começou com sol e termômetros marcando 26 graus em Novo Hamburgo. No Centro, os cidadãos aproveitaram para passear, andar de bicicleta, passear com seus cachorros e até tomar um sorvete pela manhã, como é o caso de um aposentado de 68 anos. Claudio Neumann. Apesar da chuva dos últimos dias, diz ele, ainda faz calor. “Nossos verões são muito quentes e espero que fique em torno de 25 graus, acho que será difícil”, disse ele.
De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, o domingo será de sol e nublado com períodos mais nublados. O tempo continua quente e abafado, favorecendo pancadas de chuva localizadas e breves, principalmente na segunda parte do dia. As temperaturas máximas ficam em torno dos 32 graus Celsius na região dos vales do Sinos, Caí, Paranhana e Litoral Norte. A máxima na Serra Gaúcha será de 27 graus.
Ao lado do chafariz na Praça do Imigrante, o motorista Luiz Alberto Alvarina Cavalheiro, de 40 anos, parou para deixar seu cachorro, o boxeador Spike, se refrescar. “Já está muito calor, mesmo com a chuva. Como gosto de verão, esse clima pode durar mais”, diz.
De acordo com a Metsul, o calor dará alguma trégua à área metropolitana. A semana começará na segunda-feira com mínimas de 19°C e máximas de 33°C. No Vale do Sinos, a temperatura será de 35 graus na terça-feira e 38 graus na quarta-feira.
Além das temperaturas máximas, o tempo também será seco. A chuva é esperada até sexta-feira (15).
As temperaturas não devem cair até que o fenômeno El Niño termine, dando lugar ao La Niña em meados do outono. Segundo a Metsul, isso deve acontecer entre abril e maio.