Com poucas chuvas, Mato Grosso do Sul tem 4 rios com níveis abaixo do normal

A falta de chuvas tem afetado o estado dos rios de Mato Grosso do Sul: atualmente, quatro rios analisados pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) têm notas gerais fora dos graus, com seca registrada em três estações.

O cenário crítico máximo está no Rio Paraguai, na estação Porto Esperança, onde o ponto é de nove centímetros, enquanto na região já há 35 centímetros de seca. Os rios Miranda/Aquidauana e Pardo também estão com condições de estiagem, segundo a Sala de Situação.

Com base na média antiga do mês de março, são 10 problemas em 4 rios do estado em um cenário abaixo do normal e com tendência de queda em seus níveis. Dados da Sala de Situação também mostram baixa precipitação em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, com o Rio Taquari, em Coxim, sendo a estação que registrou mais de 10 mm de chuva nos últimos 4 dias.

Em fevereiro, chuvas acima do esperado foram observadas em 4 das treze estações conhecidas para o mês. As estações que registraram os maiores acumulados pluviométricos foram Porto Murtinho e Miranda, representando respectivamente 225,8% e 237% do previsto para o mês. Outras quatro estações tiveram valores próximos à média antiga: São José do Piquiri, Ladário, Palmeiras e Cassilândia.

Vale ressaltar também que o El Niño é de intensidade máxima durante os meses de janeiro, fevereiro e março (segundo o Inmet), o que pode afetar diretamente o índice pluviométrico, tornando-o abaixo do esperado.

Os balneários de Porto Esperança, Porto Murtinho, Aquidauana e Cassilândia passaram por períodos de estiagem em fevereiro. O Porto Esperança permaneceu assim durante o mês, as outras estações saíram do ponto de seca com o passar dos dias. Coxim teve índices de alerta durante boa parte do mês, mas permaneceu dentro de sua faixa geral.

Os rios Paraguai, Aquidauana/Miranda, Aporé e Pardo estavam secos, enquanto o rio Taquari estava em alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *