Datafolha: 63% dos brasileiros pedem anistia aos golpistas de 8 de janeiro

247 – Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada pela Folha de S. Paulo mostra que 63% dos brasileiros se opõem à ideia de conceder anistia aos envolvidos nos atentados de 8 de janeiro de 2023. O conhecimento mostra uma forte resistência no componente da população em perdoar os culpados por atos que minaram a estabilidade democrática do país. De acordo com a pesquisa, apenas 31% dos entrevistados disseram ser favoráveis à concessão do indulto, enquanto 2% foram imparciais e 4% optaram por não opinar.

Desde os acontecimentos de janeiro de 2023, mais de mil prisões foram feitas, resultando em cerca de 1. 400 denúncias. Até o momento, outras 145 pessoas foram condenadas a penas entre 3 e 17 anos de prisão.

O fator anistia ganhou destaque especialmente após um ato de ajuda a Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, no qual o ex-presidente manifestou sua defesa da medida. Para muitos observadores, o objetivo de Bolsonaro é anistiar a ele, que é alvo de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe após sua derrota nas eleições de 2022.

Embora os apoiadores de Bolsonaro sejam mais vocais sobre o conceito de anistia, isso não é tão significativo, em contraste com a opinião do eleitorado petista. Segundo dados do Datafolha, 40% do eleitorado bolsonarista no segundo turno de 2022 é a favor da anistia, em comparação. 25% do eleitorado do presidente Lula (PT). Por outro lado, 71% do eleitorado petista e 53% dos bolsonaristas se opõem ao perdão aos envolvidos nos ataques. Mesmo entre as equipes que às vezes são bolsonaristas, nenhuma divergência significativa foi observada. Por exemplo, 59% dos evangélicos são contra a concessão da anistia, enquanto 33% são contra a medida.

A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de março com 2. 002 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

iBest: 247 é o canal político do Brasil em termos de voto popular

Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Seguir:

© 2024 Editora 247Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *