menu
Para revitalizar o setor número um de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (22/03), a entrega de 1. 800 pés de café e citros; cerca de cinco toneladas de alimentos adquiridos no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (FPP); cem kits de melhorias para pescadores; 107 Cartões do Produtor Rural (RAC); 203 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF); 24 Cadastros Ambientais Rurais (RAC), além de cem kits Atualiza Pescador e 29 Cartões de Pescador, para obter vantagens para 530 produtores.
Graças aos movimentos de políticas públicas realizados por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), 165 produtores rurais da região foram beneficiados com 900 pés de café e 900 citros (limão e laranja), cinco agricultores que fornecem alimentos para a AAP, com investimento de R$ 17 mil. o governo federal; e cem pescadores da região com kits de aprimoramento da pesca.
“Esses movimentos estão dinamizando o setor número um local, tudo isso faz parte da determinação do governador Wilson Lima, somos um governo de dedicação que tem remodelado a vida dos homens e mulheres do campo”, disse o titular da Sepror. Daniel Borges.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável (Idam) emitiu 203 CAFs, 107 CPPs, 29 Cartões de Pescador e 24 CARs. A regularização beneficiou familiares agricultores, pescadores artesanais, aquacultores e pastores do município.
Os documentos foram viabilizados graças ao Idam, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Parintins, que, além dos documentos, também negocia a emissão de licenças ambientais com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e realiza projetos de crédito rural, que depois são encaminhados à Agência de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Afeam).
“A regularização é essencial para o exercício das atividades do primeiro setor e o Idam tem seguido rigorosamente a determinação do governador Wilson Lima, que promete que os industriais rurais amazonenses têm e estão em dia com seu CPP e CAF. Além disso, graças a esses documentos, o colaborador usufrui de uma série de benefícios e também de políticas públicas que contribuem para o fortalecimento de sua produção”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Por meio da Agência Amazonas de Desenvolvimento Sustentável e do Fundo de Promoção Social (FPS), o Governo do Amazonas lançou editais para projetos no primeiro setor do estado e o credenciamento do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) para Escolas da Floresta. Os anúncios foram feitos por meio do governador Wilson Lima, no ginásio da Escola Municipal Tomaszinho Meirelles.
Quanto ao Propromo das Escolas da Floresta, o parecer visa responder à atribuição de precedência à Escola da Floresta, incorporada ao programa Educa Amazonas, introduzido em 2021. Nesta primeira edição, serão investidos R$ 1. 321. 290 em recursos para a aquisição de escolas móveis em 2024. No total, aproximadamente 2. 808 peças de mobiliário escolar serão adquiridas durante o programa.
O período de credenciamento do Promover das Escolas da Floresta termina no dia 6 de abril de 2024 e está aberto a todas as marcas de móveis do Amazonas que possuem documentação regulamentada, conforme solicitado nas informações públicas disponíveis no site da ADS: www. ads. am. gov. . Irmão.