O Governo do Amazonas, sensível às dificuldades de mobilidade dos pensionistas beneficiados pela Lei nº 1. 735, de 14 de novembro de 1985, criará mais um calendário especial para o recadastramento compulsório dos pensionistas Hansen, vinculado à Secretaria de Administração e Gestão (Sead). Os pensionistas residentes em Manaus devem se apresentar na Sead Amazonas, com todos os documentos, até o dia 15 de abril.
Para os cidadãos da capital, a Sead Amazonas realizou um recadastramento anual obrigatório em janeiro. Um total de 784 aposentados eram esperados em Manaus. Apenas mais 276 pessoas participaram. Ou seja, 64,7% dos pensionistas, cidadãos da capital, estão endividados para Regularização com recadastramento obrigatório. Esses aposentados recebem o preço de um salário mínimo.
Em janeiro, a atividade foi realizada por funcionários da Sead na sede do Movimento de Reintegração dos Atingidos pela Hanseníase (Morhan), em Colônia Antônio Aleixo. A Sead ainda avalia como proceder com o recadastramento dos leprosos residentes nos outros 46 municípios.
Para o recadastramento, os trabalhadores devem apresentar o original de seu documento de identidade, CPF, comprovante de procedimento ou declaração de procedimento na convocação de outra pessoa, promotor de justiça de ordem pública (cartório), em hipótese de recadastramento definitivo. Procuração simples, outorgada perante cartório, no caso expresso deste recadastramento, bem como o CPF, o documento de identidade e o comprovante de antecedentes do Réus.
“Mais uma vez, apelamos aos pensionistas especiais de hanseníase, com um novo prazo, para que se apresentem à Sead, para evitar uma possível suspensão da sua pensão. O governador Wilson Lima, ciente das dificuldades de deslocamento e sensível à demanda, tem uma resolução legal “para prorrogar a obrigatoriedade do recadastramento”, sob pressão do secretário Fabrício Barbosa.
Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, os aposentados podem entrar em contato pelo telefone (92) 3182-2884 ou enviar um e-mail para [email protected]. O Sead Amazonas, na Avenida Constelação, nº 30, Morada do Sol – Aleixo, funciona de segunda a sexta-feira. das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Lei nº 1. 735/1985
De acordo com a Secretaria de Administração e Gestão (Sead), a lei abrange um total de 1. 583 pensionistas, com o Código Internacional de Doenças (CID) A30. 0/0 – Hanseníase.
A Lei Ordinária nº 1. 735, de 1985, garantiu apenas 50 centavos do salário mínimo atual. Foi reformulado juridicamente pela Lei 3. 039/2006, conhecendo o valor integral do salário mínimo.
Os pensionistas são encaminhados para serem incluídos na folha de pagamento da Sead Amazonas após trâmites perante a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham). Há protocolos para que eles sejam incluídos nessa performance, antes de Fuham. Só então o documento é encaminhado à Secretaria de Gestão de Recursos Humanos, Sistema de Gestão de Recursos Humanos da Sead, para que possa ser verificado e validado. Todo o procedimento é auditado.