Minas é o destino mais produtivo e saudável do Brasil

Uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Turismo destaca Minas Gerais como o destino mais produtivo para quem precisa se alimentar bem no Brasil. Minas, que mais recebeu menções, foi selecionada entre 276 pessoas que participaram da pesquisa.

A pesquisa levou em conta a opinião de um total de 2. 155 pessoas e foi realizada por meio das redes sociais e do grupo da marca. Todos podem escolher apenas um destino, além de optar pelos melhores pratos típicos brasileiros.

O levantamento coloca Minas Gerais no topo do ranking, ocupando o primeiro lugar na lista de destinos para viagens gastronômicas. A Bahia ficou na segunda posição e o Pará na 3ª posição.

Segundo Guía Viajar Melhor, a diversidade da culinária mineira e o sabor de seus pratos contribuíram para a escolha de Minas Gerais como destino gastronômico do país.

Gastronomia premiada em Minas Gerais

Em setembro de 2023, Minas Gerais já havia sido indicada ao primeiro lugar na categoria gastronomia, na 2ª cerimônia do Prêmio de Excelência em Turismo de Destino Digital. O prêmio, promovido por meio da The Data Appeal Company, é divulgado por meio da Agência Minas, site oficial do Governo de Minas Gerais.

Na cerimônia de premiação, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destacou a importância da culinária mineira, que, segundo ele, é compartilhada por milhões de pessoas. Saúdo todos os cozinheiros, chefs, donas de casa e todos nós que amamos cozinhar, comer e ser bem-vindos em nossas mesas”, disse o secretário na ocasião.

O melhor destino para viajar e comer bem

A página online Guía Viajar Melhor compilou alguns arranjos de mineração aconselhados através de ers. Queijo, doce de leite e pão de queijo estiveram entre os mais citados. Além disso, a publicação também destacou os pratos mais marcantes da culinária mineira, como frango com quiabo, leitão, tutu, feijão tropeiro e atolata de vaca, que têm conquistado o paladar dos brasileiros e do povo em geral.

Uma das principais culinárias da região, o queijo artesanal de Minas, por exemplo, é Patrimônio Imaterial do Brasil por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, o produto é candidato a registro na Lista de Intangíveis. Patrimônio do Humanidad. De ser aprovado, será o primeiro produto gastronômico do Brasil identificado por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A gastronomia é tanta que o Cinco de Julho é comemorado como o Dia da Gastronomia em Mineira. Além disso, há uma grande variedade de roteiros turísticos em Minas Gerais, desenhados exatamente de acordo com a gastronomia local. De acordo com o programa Receptor de Minas, dos quase duzentos roteiros turísticos vendidos por meio de agências de turismo receptivo em 2020, 14,5% tiveram a gastronomia mineira como principal motivação.

Roteiros gastronômicos em Minas Gerais

De acordo com um post na página de promoção turística de Minas Gerais, Belo Horizonte possui algumas das principais rotas gastronômicas da região, tanto que em 2019 a capital mineira foi nomeada “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco.

Entre eles, há roteiros como o “Degustação BH”, que percorre a cidade mostrando apenas a gastronomia, mas também a cultura local, e o “Mercado Central de BH com um Chef”, que permite aos visitantes passear por seus corredores degustando pratos preparados. com ingredientes locais.

De acordo com a publicação, na cidade de Munhoz existe um festival gastronómico onde os turistas podem participar na direção “Sabor da Roça”, visitando fabricantes artesanais de queijos, doces de leite, iogurtes, enchidos e compotas artesanais. O endereço da Mantiqueira Rural leva os turistas às plantações de uva e morango nos municípios de Munhoz e Bueno Brandão.

Para os amantes de cervejas e cachaças, o estado oferece as rotas turísticas “Circuito Vilas” e “Fazendas de Minas”, em Santana dos Montes; Rota do Malte, em São Lourenço e Carmo de Minas; “Tour Cervejaria Premiada” em Belo Horizonte; Rota da Cachaça, em Belo Horizonte e Brumadinho; e “Cultura Cervejeira – Uma Experiência Sensorial e Cultural”, que acontece nas cidades de Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima.

O queijo, um dos pratos mais marcantes da gastronomia mineira, também oferece roteiros de caminhada para quem precisa degustá-lo. No Sácramento, os caminhantes podem fazer os roteiros “Queijo Artesanal e Sabores de Minas Experiência”. A cidade de Rio Acima oferece a excursão gastronômica “Queijenharia – Curadoria Artesanal de Queijos”. Já São Roque de Minas e Vargem Bonita têm a Rota do Queijo da Canastra, que percorre as clássicas fazendas queijeiras.

Também é possível localizar roteiros expressos visitando café, azeite, frutas, embutidos e fazendas de mercearia em Minas Gerais, formando uma das regiões brasileiras com uma gigantesca concentração de roteiros gastronômicos para viajar e comer bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *