SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo” devido ao acúmulo de chuvas para as regiões dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. no sábado (23) e permanece ativo até domingo (24).
As ameaças potenciais vêm com mais de 60 mm/h de chuva ou mais de cem mm/dia. Com isso, há perigo de alagamentos e deslizamentos, segundo o Inmet.
Desde sexta-feira (22), as chuvas já causaram a morte de pelo menos outras oito pessoas no estado do Rio e outras quatro no Espírito Santo. Os bombeiros estão atendendo aos alertas relacionados a deslizamentos, deslizamentos, queda de árvores e alagamentos.
O alerta do Inmet é voltado para a região metropolitana do Rio de Janeiro, norte do Rio de Janeiro, Vale do Rio Doce, noroeste do Rio de Janeiro, Baixadas, centro do Rio de Janeiro, Zona da Mata, centro do Espírito Santo e sul do ES. .
Especificamente para a cidade do Rio de Janeiro, a previsão ainda é de chuva, segundo o Centro de Operações Rio e o Alerta Rio.
De acordo com a Defesa Civil do Rio de Janeiro, diversas áreas do estado apresentam riscos hidrológicos e de deslizamentos moderados, máximos ou muito altos. Campos dos Goytacazes e Petrópolis, por exemplo, são duas das localidades classificadas pela Defesa Civil como de maior risco. situação crítica.