Cinco dias após a eleição do procurador-geral do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), o governador Eduardo Riedel (PSDB) nomeou nesta quarta-feira (27) o procurador Romão Ávila Milhan Júnior para o cargo.
Romão foi eleito com 216 votos a favor para o biênio 2024-2026. A votação foi feita de forma eletrônica, das 21h às 17h, em canal no site da instituição. O número de votos equivale a nove, 63% da turma.
O procurador já fazia parte da liderança do MPMS como subprocurador-geral de Justiça Legislativo. Ele agora substitui Alexandre Magno Lacerda, que ocupou o cargo por dois mandatos. O primeiro mandato é de 2020, ocupado por Paulo Cezar dos Passos.
Natural do Paraná, natural de Umuarama, Milhan formou-se advogado pela Universidade Paranaense em 2007 e especialista em direito penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.
Atuou como defensor público do estado do Espírito Santo e foi aprovado no festival para o cargo de ditador sentenciante no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O procurador é procurador do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2010 e atuou como subprocurador nas comarcas de Itaporã, Sete Quedas e Iguatemi. Em vez disso, trabalhou nos distritos de Ivinhema, Deodápolis, Glória de Dourados, Ponta Porã e em promotorias de Justiça no distrito de Dourados. Em sua primeira carreira, atuou como procurador-geral nas comarcas de Angélica, Itaporã e Fátima do Sul.
Foi presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense des membres du Procureur Publique) por dois biênios, de 2019 a 2023. Também foi secretário-geral da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) por dois biênios, a partir de 2020. até 2024.
Em fevereiro de 2023, tomou posse como subprocurador-geral de Justiça Legislativa do MPMS e, em março de 2024, assumiu as funções de 1º vice-presidente do Conamp, para o biênio 2024-2026.