A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta terça-feira 26/03 um projeto de lei de autoria do vereador Dr. Ilderson (MDB) segundo o qual, uma vez aprovado ou promulgado, será identificado o Portal da Inclusão, destinado a outras pessoas com oposição provocativa. (ODS), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com o objetivo de promover e garantir a efetivação dos direitos dessas outras pessoas.
De acordo com o projeto, o Portal da Inclusão permitirá que familiares e pessoas com ODS, TEA e TDAH cadastrem seus dados para que o município de Boa Vista possa contabilizar o número de beneficiários de políticas públicas voltadas a esse grupo. A proposta também fornece uma base quantitativa e qualitativa, com base nos dados coletados, para o avanço de políticas públicas de auxílio às pessoas com ODS, TEA e TDAH.
“Esse portal também deve consolidar os direitos garantidos a esse público para que eles e suas famílias tenham dados disponíveis, também devem ter acesso a canais para sanar dúvidas e processos judiciais relacionados à oferta das instalações disponibilizadas pelo município. Além disso, os membros de sua família são frequentemente processados por dificuldades de acesso às instalações a que têm direito. Acontece que, às vezes, barreiras podem ser superadas simplificando os meios de acesso”, explicou o autor da lei.
No projeto de lei, o vereador Dr. Ilderson apresenta sua proposta de acordo com o artigo 23 da Constituição Federal de 1988, que fala da competência conjunta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para cuidar da saúde e da assistência públicas. Cobertura e garantia para pessoas com deficiência.
O repasse tem sido feito pelo município.