Consumo Consciente: Asamblea Procon publica pesquisa sobre preços de itens de Páscoa

No clima de Semana Santa, o Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) entra em cena para proteger o bolso do consumidor e garantir uma festa de aniversário com preços justos. A equipe da organização realizou estudos clássicos sobre os preços do chocolate e do peixe, visitando o bairro Boa Vista. mercados ao ar livre, supermercados e lojas especializadas.

A pesquisa está disponível para consulta, comparação de logomarcas e seleção mais informada no site do Poder Legislativo, nos links: https://al. rr. leg. br/2024/03/25/pesquisa- procon-ovo-de-pascoa-2024/ e https://al. rr. leg. br/2024/03/25/pesquisa-procon-peixes-na-pascoa-2024/.

“Visitamos sete estabelecimentos de publicidade e quatro feiras livres. Ficamos surpresos com o aumento dos preços do chocolate em 2023, mas descobrimos que eles não substituíram muito este ano. Também detectamos falta de variedade de produtos. Por exemplo, alguns mercados optaram por criar sua própria linha. Comparamos o tipo de chocolate e o peso das 3 marcas mais vendidas. Verificamos duas opções de comprimento, para que o cliente possa identificar uma datação entre o preço e o produto e se é preço. ou não”, explicou a diretora do Procon, Mileide Sobral, sobre os rumos da investigação.

Planejamento & Bom Senso

O símbolo de um ovo de Páscoa à venda no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) viralizou nas redes sociais, provocando indignação e questionamentos sobre o preço máximo dos chocolates. A era clássica é um sucesso entre muitos consumidores. Para quem não resiste à tentação dos chocolates e não precisa sair do orçamento, Mileide Sobral aconselha comparar os preços de outros fornecedores e se atentar à forma de pagamento.

“O valor final desse produto varia de acordo com o local onde ele é vendido, seja em supermercados gigantes, pequenos mercados ou lojas de chocolates especiais. Sabemos que a forma de pagamento também pode influenciar nos valores. Então, se o cliente for comparar valores e verificar em outros lugares, a qualidade vai ser misturada com o valor inteligente”, diz o diretor.

Embora o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prometa o direito ao arrependimento em até sete dias após assinar ou receber o produto ou serviço adquirido fora do estabelecimento publicitário, Sobral sugere que, ao comprar produtos perecíveis e frágeis pela internet, não é incomum que você consiga lidar com o vendedor.

“Comprar mantimentos online tem mais direitos do que lojas físicas, mas é preciso conhecer as características do produto, como sua sensibilidade ao calor, sua maciez e como será transportado. Portanto, o consumidor terá que usar o bom senso em qualquer eventualidade”, diz.

Pesquisa & Afeto

Os estudos fazem parte do plano de planejamento familiar da empresária Gabriela Gomes. Para evitar preços altos, encontrar oportunidades econômicas e atrair outros paladares, eles optaram por comprar seus chocolates em estabelecimentos de varejo especializado e pequenos negócios artesanais.

“Como temos um círculo muito grande de parentes, buscamos o equilíbrio, comprando parte produtos artesanais e parte comerciais, porque os custos subiram para o artesanato e caíram para os produtos comerciais. Também temos familiares autistas, então levamos esse total “Tem que levar em conta na hora de fazer o orçamento, porque eles têm um paladar mais seletivo. Outros são mais calmos e se contentam com uma variedade maior de tipos de ovos”, diz a empresária.

Ao contrário de muitos consumidores que fazem uma extensa pesquisa, o independente Davi de Sousa se guiou mais pelo amor do que pelo dinheiro, optando por atender ao pedido da esposa. Vim direto para a loja comprar o ovo que minha esposa queria, porque é um presente de amor. Estamos juntos há sete anos e ela merece”, diz orgulhoso.

A vendedora Vanessa Gomes foi contratada em caráter temporário para a equipe de uma loja no centro de Boa Vista. Segundo ela, desde o início do mês, o status quo vem repondo seu estoque para atender ao aumento da demanda, principalmente de bebês. ovos. ” Nossos consumidores geralmente são crianças, por causa dos brindes, das empanadas e da qualidade do chocolate”, diz.

Segundo Mileide Sobral, quando se trata de ovos com brinquedos, os pais e/ou responsáveis prestam atenção especial. Esses produtos devem ter uma classificação indicativa, o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], embora o brinquedo não tenha nenhum recurso de proteção. O selo promete proteção ao cliente na hora de fazer essa compra”, alertou o diretor do Procon.

Seca, Encerramento Sazonal e Tradição

A estiagem prolongada está afetando Roraima, secando rios e afetando o abastecimento de peixes. Segundo Uaralacy de Souza, comerciante com 30 anos de experiência na Feira dos Produtores de Boa Vista, a situação é agravada pela alta do preço do diesel e pelo fechamento. da época (proibição da pesca profissional).

“Estamos enfrentando essa seca e estamos quase limitados ao transporte de peixes de cultivo. Depende também do transporte. Antes, meu caminhão ia para Manaus e eu gastava R$ 1. 200. Hoje gasto R$ 3. 300 só com diesel, e ainda mantemos os preços altos. Na minha opinião, essa proibição deveria ser aplicada pelo menos depois da Páscoa”, diz o vendedor.

Apesar dos desafios, a Uaralacy mantém seus negócios a preços competitivos. No entanto, desmistifica o conceito de que a Páscoa é a época de maior sucesso do ano. “Para nós que trabalhamos na indústria, esta era significa uma semana com um passo à frente nas vendas, foram apenas dois dias e estamos enfrentando muita concorrência, já que desta vez muitos apenas pinturas. “

O lojista ressalta ainda que a cultura cristã de comer peixe na Páscoa ficou mais descontraída. “Ouvi um padre dizer que não é uma responsabilidade legal e que todos podem escolher. Comer carne na Páscoa não é pecado”, diz Uaralacy enquanto espera pelos clientes.

Serviços

A Assembleia do Procon orienta os clientes a denunciarem irregularidades no relacionamento com os clientes. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (98401-9465) e no site al. rr. leg. br/procon, ou por usuário de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais do Legislativo. Seccional, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *