Dia Mundial da Água: Consumidores têm direito a reembolso em caso de interrupção injustificada, diz Assembleia do Procon

A água é um dos recursos vegetais mais valiosos e indispensável para o estilo de vida humano. Em Roraima, desde o início do ano, a população sofre com a falta de chuvas e diversos incêndios. A seca severa se deve ao El Niño, que deve durar até meados de abril. Dos 15 municípios, 12 declararam estado de emergência.

Nos últimos meses, a vazão do Rio Branco, que abastece a maior parte da capital, diminuiu particularmente e deixou os cidadãos preocupados com um possível racionamento de água. No entanto, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), empresa responsável pelo abastecimento de todo o estado, alegou que isso não será necessário.

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira 22, a Assembleia do Procon promoveu uma ação informativa sobre os direitos dos consumidores em relação aos transtornos com a concessionária de água, a interrupção da distribuição, entre outros, aos motoristas que pararam nos semáforos. Avenida Ataíde Teive em São Sebastião, zona oeste da cidade.

O comerciante Francisco Rodrigues está sentado em frente aos semáforos. Ele conta que mora na comunidade Tancredo Neves há mais de 15 anos com a esposa e que às vezes a água está baixa e às vezes está faltando.

“O desafio é constante. Ao meio-dia, depois à tarde, por volta das cinco e seis horas da noite, a água desce demais e há momentos em que não há água, não há nada. Esse desafio existe há muito tempo e eu “moro perto de uma caixa d’água, mas quando não tem água, ela enfraquece”, disse.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os equipamentos públicos essenciais devem ser fornecidos sem interrupção, embora em certos casos sejam permitidos descontos, acrescidos por motivos de defeito e segurança técnica, sendo necessária comunicação prévia e detalhes no dia da suspensão.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o consumidor quer ter consciência de seus direitos para poder fazer valer em caso de má prestação de serviço.

“Nesse material informativo comunicamos sobre as probabilidades de corte, quando podem ir e, em caso de falta de água, a quem podem recorrer. Para eventuais reclamações, também deixamos os principais pontos de contato do Procon para que eles possam formalizar as denúncias”, disse Mileide.

Além disso, segundo o órgão, o serviço não pode ser retirado, mesmo em caso de descumprimento por parte do cliente, nos casos em que o direito à saúde (doença grave) seja afetado; que a dívida é do usuário antigo ou muito antigo (anos atrás); O valor da dívida é irrisório e há uma alegação de fraude nos contadores.

“Outros casos, padrão, podem ser compensados como compensação ética pelo órgão de defesa”, explicou Sobral.

A Assembleia do Procon se reúne de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Superintendência de Programas Especiais (SPE), localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, e também pelo WhatsApp (95) e 98401-9465 ou pelo site da al. rr. leg. br/procon.

A data

Dia Mundial da Água instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Esta data tem como objetivo conscientizar sobre o respeito e a preservação dessa substância essencial para a continuidade da vida no planeta.

Na ocasião, a ONU também publicou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que reúne dez artigos a serem desperdiçados, acrescentando que “a água não é apenas o legado de nossos antecessores; é, antes de tudo, um empréstimo aos nossos sucessores”. “

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *