Os movimentos etnodesenvolvimentistas da Funai e a agricultura familiar para os povos indígenas de Roraima.

A Funai tem apoiado projetos que visam fortalecer a burocracia organizacional dos povos indígenas, a partir de suas táticas clássicas de vida, a fim de gerar autonomia para as comunidades do estado. Entre as inúmeras atividades realizadas através da base via CR Roraima estão a assistência técnica e a entrega de peças que contribuem para a comercialização da agricultura familiar e sustentabilidade.

Segundo Marizete Macuxi, a RC Roraima pretende dar continuidade aos movimentos para ajudar a promover o etnodesenvolvimento das comunidades indígenas até 2024, de acordo com os recursos descentralizados da Funai que serão destinados à coordenação. Atualmente, as maiores queixas dos povos indígenas do estado são semelhantes à seca.

“Devido à seca severa em Roraima, as comunidades indígenas têm enfrentado algumas e temos ganhado muitos pedidos de caixas d’água, canos e cabos, pois animais invadem os campos em busca de alimento. Os indígenas também estão pedindo combustível para tirar água do rio e cuidar de suas famílias”, explicou o coordenador regional de Roraima.

Comportamento

Ao longo de 2023, as comunidades indígenas de Roraima ganharam kits de moinhos de farinha, fornos, motores de barcos, prensas, bolas de corda, carrinhos de mão e equipamentos de movimentação terrestre, totalizando mais de quatro mil itens, como enxada, facão, foice, pá. martelo, ave e pá. Uma das entregas ocorreu na rede Urinduk, na aldeia Patamona, no município de Uiramutã (RR).

As tarefas de etnodesenvolvimento envolveram a criação de 2. 600 aves em 10 comunidades e 429 ovinos em treze comunidades. Marizete Macuxi participou da implantação do trabalho ovino na rede indígena de Sucuba. Em outras comunidades, a iniciativa foi liderada pelos chefes das Coordenadorias Técnicas Locais (CTL) de acordo com o quadro de atividades e seguido pelo chefe do Núcleo de Apoio à Produção (NUAP), Jovino Albas.

Após as entregas, a CR Roraima visitou algumas das comunidades vencedoras do projeto. Foi dado apoio à estrutura das estruturas para currais e aviários. Mais de 5. 000 conjuntos de telhas, 101 conjuntos de cimento, 714 plugues, 607 pregos e grampos para telhas e cercas. Os movimentos desenvolvidos também vêm com insumos para irrigação. Comunidades indígenas de Roraima ganharam 39 caixas d’água e 485 tubulações de outros diâmetros.

Foram igualmente incluídas iniciativas a favor da criação de animais de criação. A Funai apoiou a melhoria de um recinto no Retiro Regional São José, na região de Surumu, onde foi entregue uma balança para pesagem de gado e equipamentos, além da instalação do tronco. no recinto que está ajudando no controle animal.

Para o desenvolvimento de animais de criação e ovinos, um dos projetos voltados à pecuária familiar incluiu a entrega de 1. 436 conjuntos de sal mineral e 385 conjuntos de ração para ajudar os animais a crescer.

“A Funai tem apoiado algumas comunidades indígenas fornecendo balanças para pesagem de gado e instalando toras em currais para controlar o rebanho. O sal mineral também foi entregue a todas as comunidades indígenas de Roraima com o objetivo de melhorar o controle do rebanho de animais de produção. O CR inclui a Sede Boa Vista (RR), a Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kwana e seis CTLs.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *