Genocídio em Gaza: Itamaraty saúda novas medidas da Corte Internacional de Justiça de Israel

247 – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota neste sábado (30) saudando as novas medidas impostas pela Corte Internacional de Justiça (CIJ) contra Israel após o genocídio de outros palestinos promovido por aquele Estado na Faixa de Gaza. Leia a nota:

O governo brasileiro vê com bons olhos a adoção, no dia 28 de março, por meio da Corte Internacional de Justiça (CIJ), de novas medidas cautelares, com base nos processos instaurados pela África do Sul contra Israel, com base na Convenção para Prevenção e Punição dos Crimes de Genocídio.

A Corte observou que “as condições de vida catastróficas dos palestinos na Faixa de Gaza se deterioraram ainda mais, particularmente diante da privação generalizada e generalizada de alimentos e outras necessidades básicas”. Ele observou que não há mais apenas a ameaça da fome, no entanto, uma fome se instalou, com pelo menos 31 pessoas, além de 27 crianças, morrendo de desnutrição e desidratação, de acordo com um relatório recente do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

A Corte reafirmou sua decisão provisória de janeiro passado e sugeriu que Israel tomasse medidas obrigatórias, em cooperação com as Nações Unidas, para garantir a entrega de assistência humanitária e essencial aos palestinos em Gaza, além de expandir o número de travessias terrestres. Ele também sugeriu que Israel garanta que suas forças militares não violem os direitos da população palestina em Gaza, inclusive por meio de movimentos que impeçam o acesso à assistência humanitária, e que apresente um relatório no prazo de um mês sobre a implementação das medidas acima mencionadas.

Recordando o caráter vinculante das medidas provisórias da Corte, o governo brasileiro espera que elas possam levar à assistência humanitária emergencial a Gaza e a um ambiente de discussão política que permita um cessar-fogo definitivo, a rápida libertação de todos os reféns e a retomada das negociações para uma solução de dois Estados, com um Estado da Palestina economicamente viável vivendo frente a frente com o Estado de Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e identificadas em todo o mundo.

iBest: 247 é o canal político do Brasil em termos de voto popular

Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Seguir:

© 2024 Editora 247Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *